CPI DOS COMBUSTÍVEIS
Queda no preço da gasolina em Santa Maria é reflexo da ação de CPI, diz Fabiano
Marcelo Model Nepomuceno | PT - 18:33 - 23/01/2006

O vice-presidente da CPI dos Combustíveis, deputado Fabiano Pereira (PT), saudou o resultado de pesquisa realizada em postos de combustíveis de Santa Maria que registra uma queda no preço médio do litro de gasolina. De acordo com Fabiano, a redução no valor da gasolina se deve à mudança do preço em pauta - estipulado pelo governo estadual e que serve como base para a formação dos preços dos combustíveis no RS. "Essa queda reflete a importância dos trabalhos da CPI dos Combustíveis, que desde o início questionava o alto valor do preço em pauta, que acabava puxando os valores para cima. Infelizmente, ainda está pesado para o consumidor, em especial devido à alta incidência de ICMS nos combustíveis, conseqüência do tarifaço implementado pelo governador Rigotto", alerta o deputado. A alíquota de ICMS sobre os combustíveis no Estado é de 28%, a segunda maior tarifa do País, atrás apenas do Rio de Janeiro, que é de 31%.

Na próxima quarta-feira, às 10h, na Assembléia Legislativa, ocorrerá uma reunião entre revendedores, distribuidoras, Ministério Público e Secretaria da Fazenda, com a intermediação dos integrantes da CPI. Nesse encontro - proposto pelo deputado Fabiano Pereira - serão discutidas alternativas que visem a reduzir ainda mais o preço do combustível no Estado. "A não redução do preço do álcool, por exemplo, não se justifica a partir da intervenção do governo federal que - após acordo com usineiros - determinou o valor máximo de R$ 1,05 para o combustível. É evidente que questões tributárias ainda comprometem o preço nas bombas", completou. À tarde, a CPI dos Combustíveis prossegue ouvindo mais testemunhas da Operação Estradeira. Ainda na quarta-feira, o deputado Fabiano Pereira irá propor aos demais integrantes da comissão a realização de uma audiência pública na cidade de Santa Maria para discutir o preço dos combustíveis praticados na Região Central.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30