COMISSÃO
AL sedia Simpósio sobre Turismo Rural
Cibele Carneiro | Agência de Notícias - 13:00 - 29/03/2006
Evento ocorre ao longo do dia no plenarinho
Evento ocorre ao longo do dia no plenarinho

Começou na manhã desta quarta-feira (29) o Simpósio sobre o Turismo Rural. Os resultados e as sugestões apresentados durante o evento irão compor o relatório final da Comissão Especial do Turismo Rural, coordenada pelo deputado Aloisio Classmann (PTB), que deve ser entregue no próximo 3. Segundo o parlamentar, a intenção é que esta modalidade de turismo se torne uma nova alternativa econômica no Estado. "Queremos buscar o debate permanente deste tema na Assembléia Legislativa, porque muito ainda precisa ser feito nesta área", disse Classmann.

Na abertura do evento, foi apresentado documentário produzido pela comissão mostrando as potencialidades e iniciativas turísticas da Região Celeiro, no Noroeste do Estado. "A intenção do vídeo é mostrar que o Rio Grande do Sul possui diversas alternativas de turismo rural. Algumas delas localizadas na região de Santa Rosa", explicou o parlamentar.

O secretário estadual substituto do Turismo, José Heitor Goulart, revelou que a atual gestão, além de ampliar investimentos em turismo (passando de R$ 5 milhões em 2003, para R$ 11 milhões em 2005), também promoveu ações específicas para o turismo rural. "Houve mapeamento das regiões propensas ao turismo rural, identificação das potencialidades e dificuldades dos municípios na área, treinamento de recursos humanos e projetos de apoio e divulgação do setor, além do lançamento do Guia de Turismo", afirmou. Segundo o secretário substituto, durante os três primeiros anos do governo Rigotto a média de ocupação da rede hoteleira cresceu 80% e a entrada de estrangeiros aumentou em 60%. "Não há crise no turismo. Tanto que a meta é criar, até o final da gestão, 10,5 mil empregos no setor", acrescentou Goulart.

Para o secretário de Turismo de Caxias do Sul, Daniel Guerra, que também apresentou dados sobre sua pasta, para que o setor tenha êxito é preciso que os municípios descubram o diferencial competitivo que possuem. "As prefeituras também precisam desenvolver trabalho de conscientização da comunidade, para que esta passe a ver sua cidade como local turístico para a geração de emprego e renda", afirmou Goulart, acrescentando que o sucesso na área também está ligado às parcerias com instituições públicas e privadas, aos serviços de qualidade e à integração regional do trade turístico.

O Simpósio prossegue nesta tarde, no plenarinho da Assembléia. Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BRDE e Caixa-RS apresentarão as linhas de crédito que possuem para o setor. O Sebrae e o Ministério do Turismo também debatem o tema. O encerramento do evento está previsto para as 17h.

Participaram do encontro os deputados Reginaldo Pujol (PFL) e Maria Helena Sartori (PMDB), além de representantes de diversos municípios gaúchos.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, PESCA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO MISTA PERMANENTE DE DEFESA DO CONSUMIDOR E DO CONTRIBUINTE E DE PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30