ARTIGO
A revitalização do Cais
Mano Changes* | PP - 11:00 - 08/09/2009

Caminhar pelo sofisticado bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires, é encantar-se com a modernidade e imponência das edificações. O antigo porto da capital argentina renovado e charmoso, é um dos pontos turísticos mais visitados de Buenos Aires.

Os brasileiros que visitam Puerto Madero, um dos mais audaciosos e bem-sucedidos projetos de renovação urbanística mundial, não imaginam que o lugar tenha sido até o final da década de 80 uma das zonas mais decadentes de Buenos Aires. Os antigos armazéns de tijolos foram restaurados e se transformaram em escritórios, residências, academias, bares, conjuntos de cinemas e restaurantes. Puerto Madero se tornou um charmoso bairro e seu calçadão, de frente para o rio, é muito procurado por turistas e moradores.

A restauração e refuncionalização dos antigos armazéns são vistas como um dos projetos mais importantes na valorização do espaço público na América Latina. Há, no local, grande concentração de restaurantes, bares, fábricas, hotéis, além de agitada vida noturna. Os três últimos armazéns são ocupados pela Universidade Católica o que proporciona alta circulação de jovens. Cartão postal de Buenos Aires, a paisagem de Puerto Madero é a uma das prediletas dos milhares de turistas que a visitam.

Porto Alegre precisa e vai tomar seu próprio caminho com urgência no seu Cais da Mauá, pois com a revitalização dessa área, um novo ciclo de desenvolvimento para cidade com geração de emprego e renda será iniciado. Trabalhamos para isso, pois este, juntamente com a Rodovia do Parque e o novo Metrô, é um dos mais importantes projetos de desenvolvimento e vai preservar o patrimônio histórico. A revitalização do Cais, área portuária não operacional, será fundamental para o desenvolvimento dos movimentos culturais. O local, além de manter uma área histórica, com a preservação paisagística, vai sediar espetáculos, livrarias, restaurantes e bares em torno dos quais vai gravitar o mundo artístico e cultural. Portanto, a revitalização não pode demorar!

* Deputado estadual e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30