Artigo
Guerra contra a corrupção
(*) Deputado Gilmar Sossella | PDT - 18:08 - 14/09/2009
Historicamente diferenciados do restante do país, os gaúchos foram forjados nas lutas territoriais e nos conflitos de caráter ideológico e até mesmo constitucionais, como foi o caso da Campanha da Legalidade. Há dois anos convivendo com o resultado de uma operação que desvendou o modus operandi de quadrilha com ramificações políticas, a Assembleia Legislativa se depara atualmente com uma disputa que em muito se assemelha aos embates sangrentos da Revolução Farroupilha.
 
Não esquecemos a bravura dos farrapos na luta contra a fúria imperial. Vencidos aqueles longos dez anos de luta, nos vemos em diversas outras oportunidades de lança em punho para sangrar a verdade.
 
É nesse clima de conflito que está instaurada a CPI da Corrupção, mecanismo legítimo e constitucional que faz do legislador um lutador em busca da verdade. Da Operação Rodin, que a Polícia Federal estourou em 2007 o roubo de R$ 44 milhões no Detran, e da Operação Solidária, ainda em análise pelo MPF e que apura fraude de R$ 300 milhões na merenda escolar em Canoas e o envolvimento de diversos agentes públicos, resultou a árvore genealógica da corrupção no Rio Grande do Sul.
 
As ramificações da quadrilha organizada, definida pelo Ministério Público Federal como verdadeira organização criminosa, germinam no seio de tradicionais famílias políticas gaúchas.
 
Revelar as movimentações desta quadrilha é o propósito da CPI da Corrupção. Como bravos farrapos, queremos levar a todos os gaúchos os detalhes e as motivações destes ladrões do bem público.
 
 
(*) Gilmar Sossella, deputado estadual (PDT)
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30