ARTIGO
RS na era da microeletrônica
Adão Villaverde* | PT - 15:16 - 17/02/2010

A presença do presidente Lula na inauguração do Centro Nacional de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), em Porto Alegre, se reveste de uma extrema importância, evidenciando a dimensão estratégica do empreendimento para o Estado e o País. Guardadas as devidas proporções históricas, o Ceitec pode ser comparado, em termos de capacidade de geração de desenvolvimento, aos avanços tecnológicos experimentados com a instalação da Refap em Canoas, na década de 1960, e ao Polo Petroquímico em Triunfo, nos anos 1970. Se, à época, produzir matéria-prima para a indústria de polímeros (plásticos) embalava um grande sonho dos gaúchos, hoje, inserir o País na microeletrônica é ressignificar o Rio Grande do Sul, do ponto vista industrial. E, por natural decorrência, impulsionar o próprio Brasil para ingressar no especialíssimo círculo global da produção de chips.

O Estado venceu São Paulo na disputa pela instalação do centro tecnológico projetado para ser o maior produtor de circuitos integrados (chips) da América Latina e âncora do Programa Nacional de Microeletrônica graças à articulação entre as esferas governamentais (federal, estadual e municipal), o setor empresarial (Federasul  e Fiergs), a iniciativa privada ( Motorola, à época), o segmento eletroeletrônico através da Abinee e a produção da inteligência e do conhecimento (Ufrgs, Pucrs e Unisinos), dando ao projeto uma dimensão estratégica em nível nacional. Em função da boa concertação do governo estadual, incluindo a doação de área da sede industrial na Lomba do Pinheiro, na Capital, através do prefeito de Porto Alegre na época, Tarso Genro, o Ceitec foi conquistado pelos gaúchos por ser apresentado em sua ideia de projeto de Estado - e não mera ação de governo. A produção de tecnologia avançada e microeletrônica no Brasil significa a redução da dependência aos produtos importados. E o Ceitec coloca o Rio Grande do Sul na linha de frente ao rompimento da submissão externa nesta área.
 
*Ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia e deputado estadual PT/RS

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30