ARTIGO
O título dos jovens
Mano Changes* | PP - 10:35 - 04/05/2010
Dia 5 de maio é o último dia para quem quiser se credenciar para votar nas próximas eleições. É obrigação dos jovens votar a partir dos 18, mas, ao fazerem seu título de eleitor a partir dos 16 anos já poderão dar início às suas participações no processo político. Mais do que isso, eles ser interessarão pela política e pelo seu funcionamento. Quanto maior número de adolescentes participarem do processo eleitoral, maior contribuição estarão oferecendo para as transformações e a moralização necessárias.
 
Merece elogios a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fazer uma campanha nos veículos de comunicação recomendando o alistamento de jovens habilitados em idade de votar. O ideal seria que se inserissem no processo votando em pleito em que o ponto alto fosse a confiança na capacidade dos representantes defenderem a sociedade de forma digna e eficaz. Infelizmente, não é bem assim e estes jovens estarão se alistando com a certeza de que terão no voto um importante instrumento e que chegou a esperada hora de fazer justiça para quem, como eles, cresceu ouvindo falar sobre os desmandos, falcatruas e até corrupção.
 
Votando, a juventude será decisiva na escolha dos nomes para a Presidência da República, os Governos do Estado, as Assembléias Legislativas, a Câmara dos Deputados e o Senado. Os jovens darão contribuição decisiva na escolha de novos nomes com a perspectiva de melhorar a cara da política ou nomes referendados por uma vida pública de reconhecida prestação de serviços, acima de qualquer suspeita e que jamais tiveram seus nomes citados em fraudes ou mau uso do dinheiro público. O voto é a ferramenta mais importante da população, o instrumento capaz de mudar a vida pública.
 
O voto do jovem é o grande caminho para fazer com que as instituições cumpram com seus papéis.
 
*Deputado estadual (PP) e presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30