AGENDA DA SEMANA
Exposições, medalhas e Sessão Solene marcam a Semana Farroupilha
Marinella Peruzzo* - MTB 8764 | Agência de Notícias - 11:04 - 12/09/2010 - Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373
A semana que antecede o 20 de Setembro será de intensa atividade no Parlamento gaúcho, com espetáculos musicais, exposições e outorga de medalhas a personalidades de destaque na cultura do Estado. A maioria dos eventos concentra-se na terça-feira (14), quando será acesa a “Chama Crioula”, no Recanto Gaúcho do Palácio Farroupilha, e inauguradas mostras em homenagem a Erico Verissimo e Guido Mondin.
 
Também na manhã de terça, sete comissões parlamentares realizam reuniões de trabalho. À tarde, o plenário da Casa reúne-se para votar a pauta definida na reunião de líderes. Entre as matérias aptas a votação está a proposta de Emenda Constitucional nº 120/2010, que dispõe sobre a emancipação dos municípios gaúchos.
 
Na quarta (15), uma Sessão Solene dá prosseguimento às celebrações farroupilhas. Na ocasião, serão concedidas 11 medalhas do Mérito Farroupilha, a maior distinção do Legislativo gaúcho. Serão agraciados o escritor Luis Fernando Veríssimo, o empresário Belmiro Zaffari, o ator Sirmar Antunes, o empresário Enio Roberto Dias dos Reis, o professor Alexandre Aimé Ernest Roche, a violonista Norminha Duval, o historiador Sérgio da Costa Franco, a cantora Maria Luiza Benitez, o empresário Lee Shing Wen, o compositor e cantor Airton Pimentel e a professora Maria Helena de Souza Martins.
 
Na quinta (16), o destaque cultural fica por conta do show de Gilberto Monteiro, considerado um dos maiores gaiteiros de todos os tempos. Ele se apresenta às 18h30, no projeto Sarau do Solar.
 
Confira a programação completa da semana:
 
SEGUNDA-FEIRA (13)
 
Semana Farroupilha
A Assembleia Legislativa promove uma série de atividades, todas com entrada franca, em homenagem ao escritor Erico Verissimo, dentro das programações da Semana Farroupilha. Três espaços da Casa abrigam exposições sobre o autor de “O Tempo e o Vento”: a Sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968) apresenta, de 13 a 30 de setembro, imagens captadas pelo fotógrafo Leonid Streliaev e pertencentes ao acervo do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo; já o Espaço Novos Talentos e a Galeria dos Municípios, situados na entrada do Palácio Farroupilha, reúnem fotos, citações e livros do escritor cruzaltense. A abertura oficial das mostras ocorre na terça (14), às 17 horas.
 
Também integrada à programação da Semana Farroupilha, uma exposição de reproduções de telas do artista Guido Mondin pode ser conferida até 30 de setembro, das 8h30 às 18h30, no plenário do Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1.029). Organizada em parceria pela Assembleia Legislativa e pelo Ministério Público Estadual, a mostra retrata a “Saga Farroupilha" e também será inaugurada oficialmente na terça (14), às 17 horas.
 
Deputado por um dia
A Escola do Legislativo promove a 34ª edição do projeto "Deputado por um Dia". Participam das atividades alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Marlene Medeiros, de Santana da Boa Vista, do Instituto Estadual de Educação Coronel Patrício Vieira Rodrigues, de Tapes, da Escola Estadual de Ensino Médio São José, de Constantina, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Teotônio Vilela, de Farroupilha, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonieta Gindri Reghelin, de Jaguari. O evento começa às 8h30, com a recepção aos alunos, e se estende ao longo do dia, com palestras e atividades legislativas a serem vivenciadas pelos estudantes.
 
Plantão DTI
O Plantão DTI desta semana explicará o funcionamento do sistema do Diário Oficial da Assembleia Legislativa. A atividade ocorre na sala de informática da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, no 2º andar do prédio Anexo, entre 15 horas e 16h30. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail escola.legislativo@al.rs.gov.br e pelo ramal 1167. São oferecidas oito vagas.
 
TERÇA-FEIRA (14)
 
PGQP na Assembleia
O presidente do Legislativo, deputado Giovani Cherini (PDT), lança o projeto de modernização da gestão no Parlamento gaúcho às 9h30, no Gabinete da Presidência. A meta do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) da Assembleia é a redução de gastos em R$ 3,5 milhões em 14 meses de duração do convênio, assinado em 11 de agosto deste ano.
 
Semana Farroupilha
A programação oficial da Semana Farroupilha começa com o acendimento da “Chama Crioula”, às 10h40, no Recanto Gaúcho do Palácio Farroupilha, seguido da inauguração das mostras em homenagem a Erico Verissimo e Guido Mondin, a partir das 17 horas. Encerrando o dia, um painel com os historiadores Fábio Kuhn, Eloísa Ramos, César Guazelli e mediação do deputado Raul Carrion (PCdoB) aborda a história republicana do Rio Grande do Sul, das 19 horas às 21 horas, no Memorial do Legislativo (Duque de Caxias, 1.029).
 
Às 18h30, no salão Júlio de Castilhos, por iniciativa do presidente do Parlamento, deputado Giovani Cherini (PDT), a Assembleia concede a Nilton Belsarena a medalha do Mérito Farroupilha.
 
Comissões
A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Cassiá Carpes (PTB), realiza audiência pública às 9h30, no Espaço da Convergência (térreo da Assembleia Legislativa), para debater a regularização fundiária e urbanística das residências localizadas em área da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). A discussão foi proposta pelo deputado Raul Carrion (PCdoB). Foram convidados representantes do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal, das secretarias estaduais da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano e da Justiça e do Desenvolvimento Social, entre outros. Antes, às 9 horas, haverá reunião ordinária, sem matérias na ordem do dia.
 
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Mano Changes (PP), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar. Na ordem do dia, está o parecer a um projeto de Lei Complementar proposto pelo deputado Alceu Moreira (PMDB). No período de Assuntos Gerais, deve ocorrer o ato de assinatura do Protocolo de Intenções que estabelece o Calendário Escolar para 2011. Está prevista ainda a manifestação de professores de escolas normais a respeito do substitutivo nº 01 ao PLC nº 280/2009, sobre a exigência de curso superior para professores de educação básica.
 
A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Alceu Moreira (PMDB), realiza reunião ordinária às 9 horas, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar do Palácio Farroupilha. Compõe a ordem do dia a apreciação de 12 matérias, entre as quais projetos do Executivo, da Procuradoria-Geral do Estado, do Tribunal de Contas e dos deputados.
 
A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Nelson Marchezan Jr. (PSDB), realiza reunião extraordinária às 11 horas, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar, para apreciar pareceres a projetos de lei e requerimentos diversos. Também está na pauta a eleição do vice-presidente do órgão técnico e deliberação quanto à relatoria para o requerimento que encaminha relatório de avaliação do Plano Plurianual 2008-2011, referente ao exercício de 2009.
 
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), realiza reunião extraordinária às 11h30, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar, para apreciação de oito pedidos de audiências públicas, sete apresentados pelo próprio presidente do órgão técnico e um pelo deputado Jerônimo Göergen (PP).
 
A Comissão Especial sobre os Investimentos em Rodovias Estaduais, presidida pelo deputado Alexandre Postal (PMDB), realiza reunião às 11 horas, na sala José Lutzenberger, no 4º andar, para apreciação de dois pedidos de convocação: para que o secretário da Infraestrutura e Logística e o diretor-geral do DAER compareçam à comissão a fim de prestarem esclarecimentos sobre a situação das rodovias estaduais e discutirem o cronograma de investimentos do DAER com recursos oriundos da liberação do Fundo Previdenciário, conforme a Lei nº 13.329/2009.
 
A Comissão Especial sobre o Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental do Delta do Jacuí, presidida pelo deputado Ronaldo Zülke (PT), reúne-se às 12h30 na sala José Lutzenberger, no 4º andar, para a apresentação e apreciação do relatório final dos trabalhos realizados.
 
Reunião de líderes
Às 11h30, no Gabinete da Presidência, os líderes de bancada definem a pauta de votação da semana.
 
Sessão Plenária
A partir das 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.
 
Em Grande Expediente Especial, proposto pelo deputado Paulo Brum (PSDB), a Assembleia Legislativa homenageia os 49 anos do Movimento Apaeano (que congrega as associações de pais e amigos dos excepcionais) no Rio Grande do Sul e os 55 anos do movimento no Brasil.
 
Frente Parlamentar
A Frente Parlamentar em Defesa da Vida, coordenada pelo deputado Miki Breier (PSB), lança o manual "Ataxias - Diagnóstico e Terapia Aplicada", desenvolvido em parceria com o Serviço de Genética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e a Associação dos Amigos, Parentes e Portadores de Ataxia Dominante. Às 13 horas, no Espaço da Convergência, no térreo da Assembleia Legislativa.
 
Plataforma Ambientalista
O diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, apresenta, às 11 horas, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), a Plataforma Ambientalista para o Brasil. Já lançado em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, dirigido especialmente aos candidatos a cargos eletivos, principalmente dos Executivos, o documento foi produzido com o objetivo de revelar as principais questões ambientais da atualidade que, na visão da entidade, precisam ser discutidas, respondidas e solucionadas pelos próximos dirigentes do país.
 
Relatório Azul
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Dionilso Marcon (PT), lança o Relatório Azul, às 19 horas, na Escola Estadual Alfredo Graviolli (Av. Pres. Vargas, 770), em Ronda Alta.
 
QUARTA-FEIRA (15)
 
Semana Farroupilha
No Plenário 20 de Setembro, uma Sessão Solene, a partir das 14 horas, marca as festividades da Semana Farroupilha.
 
Serão entregues medalhas do Mérito Farroupilha a Luis Fernando Verissimo (escritor), Belmiro Zaffari (empresário), Sirmar Antunes (ator), Norminha Duval (musicista), Maria Helena Martins (professora), Enio Roberto Dias dos Reis (empresário), Sérgio da Costa Franco (historiador), Alexandre Aimé Ernest Roche (professor), Airton Pimentel (compositor e cantor), Maria Luiza Benitez (cantora) e Lee Shing Wen (empresário).
 
Às 18 horas, no Salão Júlio de Castilhos, Edisson Karnopp recebe a medalha do Mérito Farroupilha, por iniciativa do deputado Heitor Schuch (PSB).
 
Comissão
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Dionilso Marcon (PT), realiza reunião ordinária, às 9 horas, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar, para apreciação de um parecer a projeto de lei sobre o porte de arma de fogo pelos oficiais de Justiça, servidores do Judiciário, e de quatro requerimentos de audiências públicas. Também está na ordem do dia a eleição do vice-presidente da comissão.
 
Às 15 horas, o médico psiquiatra Renato Spagnoli fala sobre o tema “Ansiedade e Maconha: Há Solução?”, em palestra promovida pela Associação dos Familiares, Amigos e Portadores de Ansiedade (Aporta), com o apoio da comissão, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar.
 
QUINTA-FEIRA (16)
 
Semana Farroupilha
Dentro da programação da Semana Farroupilha, o Grupo Luz & Cena apresenta a peça teatral “Negrinho do Pastoreio”, em duas sessões: às 9h30 e às 14h30, no Teatro Dante Barone.
 
No segundo Sarau do Solar alusivo à Revolução Farroupilha, a atração é o músico Gilberto Monteiro. Com entrada franca, o espetáculo está marcado para as 18h30, na sala José Lewgoy do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968). Gilberto Monteiro é considerado um dos melhores gaiteiros de todos os tempos. Muito conhecido nos festivais tradicionalistas, Monteiro se tornou um ícone da gaita regionalista e uma referência para novos músicos. Vários de seus trabalhos foram gravados por outros artistas, como Gaúcho da Fronteira e Renato Borghetti. Em 2006, a dupla sertaneja Vitor e Leo regravou a “Milonga para as Missões”, de autoria de Monteiro, em seu CD ao vivo.
 
Formação de Cidadania
A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan promove palestra sobre a importância do voto, dentro do projeto Formação de Cidadania. A atividade é às 19h30, na Escola Anísio Teixeira, em Porto Alegre.
 
Relatório Azul
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Dionilso Marcon (PT), lança o Relatório Azul, às 19 horas, na UNIFRA, no Auditório do Campus II (Rua Silva Jardim, 1175), em Santa Maria.
 
Pré-sal
O Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal reúne-se às 10 horas, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar do Palácio Farroupilha.
 
SEXTA-FEIRA (17)
 
Ações ambientais
O GEAD de Ações Ambientais do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional reúne-se às 10 horas, no Espaço da Convergência, no térreo do Palácio Farroupilha. O tema do encontro é “Bioma Pampa”.
 
Semana Farroupilha
O Teatro Dante Barone abriga espetáculo musical tradicionalista, a partir das 19 horas.
 
Programa Vou à Escola
O grupo de trabalho em defesa da ampliação do "Programa Vou à Escola" para os alunos do ensino médio reúne-se às 9 horas, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar.
 
* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30