MANDATO
Edson Brum participa de encontro para discutir renegociação das dívidas dos Estados com a União
Pepo Kerschner - MTB 6595 | MDB - 17:25 - 13/02/2012 - Foto: Vinicius Reis

O deputado Edson Brum (PMDB), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), participou nesta segunda-feira (13) de um seminário na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em que foram discutidos os níveis de endividamento dos Estados com a União. O encontro foi promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legisladores Estaduais (UNALE).

O evento é uma iniciativa da Comissão Especial de Dívidas Públicas, da ALMG, e possui com objetivo promover uma série de discussões como estratégia para a renegociação destas dívidas. Um dos focos do encontro é levar as discussões para outras regiões do país. E substituir a correção das dívidas, ao invés do valor ser baseado no índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP – DI) ele passaria a ter como base o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).O pagamento destas dívidas compromete em mais de 10% o orçamento dos Estados. Foi entregue aos parlamentares e representantes dos Estados presentes na solenidade cópias de documentos contendo informações que despertem a discussão deste assuntos nas demais regiões.

Para o parlamentar é necessário que ocorra uma renegociação em função do cenário econômico ao qual pertencemos atualmente. O peemedebista explica que o juro que pagamos em cima de nossa dívida é surreal e caso continue desse jeito chegaremos em um estado no qual não será permitido investir em mais nada que não seja a quitação dos juros. “ Estão propondo uma auditoria nas dívidas dos Estados, para que após o resultado possamos renegociar as dívidas com a União”, destaca.

* Com informações de Manoela Flôres Soares

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Debate Público " A renegociação da dívida dos Estados com a União"

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30