53ª LEGISLATURA
Alexandre Lindenmeyer se prepara para ser prefeito de Rio Grande, 4ª maior economia do RS
Cristiane Vianna Amaral - MTB 8685 | Agência de Notícias - 13:25 - 26/12/2012 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727 - Foto: Galileu Oldenburg
Alexandre Lindenmeyer: desenvolvimento de Rio Grande pautou a sua atuação parlamentar
Alexandre Lindenmeyer: desenvolvimento de Rio Grande pautou a sua atuação parlamentar

Como a maioria dos advogados bem-sucedidos na profissão, ele poderia “ter um carrão e apenas curtir a vida. Mas eu não consigo.” O deputado Alexandre Lindenmeyer (PT) trocou o conforto da realização profissional pela política e o sonho de "fazer mais crianças sorrirem e dar esperança aos idosos". Com essa motivação, o parlamentar prepara-se para tomar posse em 1º de janeiro em seu primeiro cargo no Executivo: será o próximo prefeito de Rio Grande, cidade com a quarta maior economia do estado e um PIB de R$ 6,2 bilhões.

As principais atividades econômicas de Rio Grande atualmente são a pesca e a tecelagem, mas a indústria naval está retornando com toda a força desde 2010, quando houve a inauguração do Polo Naval, voltado à construção de plataformas para exploração petrolífera. Segundo Alexandre, a atividade é capaz de fazer o município galgar ao posto de segunda economia do estado. A população, que hoje é de 198 mil habitantes, também deve aumentar vertiginosamente. “Mas não quero ficar refém da indústria naval, vamos trabalhar para criar também um parque tecnológico”, adianta.

Em nome de Rio Grande
Alexandre voltou sua atuação parlamentar para a diminuição das desigualdades sociais, especialmente na sua região, tendo promovido e participado de diversas audiências públicas para o desenvolvimento de Rio Grande.

O parlamentar é o autor da Lei 13.798/2011, que instituiu a Semana Estadual do Autismo,  realizada anualmente na primeira semana de abril, acompanhando as atividades da Organização das Nações Unidas. “Faltam políticas para essas pessoas e seus familiares; é preciso avançar na legislação, no acolhimento”, lamenta. Mesmo depois que se afastar do Parlamento, ele pretende continuar acompanhando o assunto, como a tramitação do projeto de lei do senador gaúcho Paulo Paim sobre o mesmo tema, que tramita no Congresso Nacional.

A paixão pelo Esporte Clube Rio Grande, do qual foi dirigente por seis anos, levou Alexandre a pensar nas dificuldades pelas quais passam os times de futebol do estado (com exceção da dupla Grenal) e propor o PL 52 2012, que institui a Política Estadual de Fomento à Reestruturação dos Clubes de Futebol Profissional, denominada “Jogo Aberto RS”. “No lugar de uma relação paternalista e assistencialista, quanto ao patrocínio público estatal do futebol profissional, propõe-se um novo modelo, baseado em contrapartidas e corresponsabilidades. Atualmente, não existem critérios estabelecidos na distribuição de patrocínios aos clubes gaúchos”, justifica.

É de autoria de Alexandre o PL 145 2012, que cria as diretrizes para consolidar a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Diagnóstico de Obesidade e Sobrepeso. O projeto propõe a divulgação de informações sobre alimentação e a produção de alimentos saudáveis. Prevê ainda o atendimento integral e regionalizado de diagnóstico e tratamento e o acesso a cirurgias, dentro dos critérios definidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O deputado também menciona a necessidade de projetos estratégicos, numa articulação do Estado com as universidades, de forma a incentivá-las a realizar pesquisas e projetos com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Alexandre quer ver aprovado o PL 305 2011, que institui a Política Estadual de Emprego para o Egresso do Sistema Prisional. “A maior justificativa da reincidência criminal de ex-detentos é a falta de oportunidades quando de sua volta à liberdade. Entendemos que além de criarmos uma política que incentive a sua contratação, devemos garantir que os apenados tenham a capacitação necessária para assumir as vagas oferecidas.” Dessa forma, o projeto prevê a instrução escolar, bem como a formação e capacitação profissional.

Também é de Alexandre o PL 327 2011, que inclui o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) em convênios do governo estadual. O deputado propôs ainda a Subcomissão do Polo Naval e a Subcomissão para a Ligação a Seco de Rio Grande a São José do Norte e participou do processo de criação da Câmara Setorial da Pesca no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado.

Perfil
Alexandre Lindenmeyer nasceu em 23 de dezembro de 1963. A carreira política iniciou há quatro anos, quando concorreu pela primeira vez à câmara de vereadores e alcançou a marca de vereador mais votado da história de Rio Grande. Passados dois anos, foi eleito deputado estadual com 38.470 votos, sendo que quase 33 mil vieram das urnas de sua cidade. O futuro prefeito planeja investir na qualificação dos serviços públicos, como saúde e educação, principalmente na periferia da cidade.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados eleitos prefeitos 2012

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30