ARTIGO
Expofeira de Santa Maria no Calendário Oficial, mas por lei
Jorge Pozzobom* | PSDB - 14:07 - 08/10/2013

Mais uma vez Santa Maria e a região central mostram a pujança e o valor do setor agrícola durante a realização da 46ª Expofeira, que contou com o trabalho e presença de produtores rurais, criadores, empresários do setor de agribusiness, além de lideranças políticas e do setor rural. A Expofeira de Santa Maria, realizada no Parque de Exposições da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na última semana, se consolidou, novamente, como um evento de grande importância para o Município e para o RS, devido ao amplo volume de atrativos e de negócios concretizados, incentivando a economia local e fomentando o desenvolvimento dos setores industriais, agropecuários, artesanais e comerciais do Município de região central. Sem contar com as diversas atrações de entretenimento que muito alegraram o público presente.

A Expofeira Agropecuária de Santa Maria é um evento anual e tradicional no município há mais de quatro décadas, pois teve sua primeira edição em setembro de 1967. As primeiras feiras realizadas em Santa Maria foram promovidas por produtores rurais do município e região com apoio da UFSM. Nos anos seguintes, contou com o apoio do Sindicato Rural de Santa Maria e da Associação Rural de Santa Maria formando a parceria das três entidades (UFSM, ARSM e Sindicato Rural). Após este período, com mudanças nos projetos internos da UFSM, a Feira passou a contar somente a ARSM e com o apoio do Sindicato Rural para a realização e promoção da Expofeira. Sempre focando o agronegócio, a Feira a cada ano inova com leilões, amostra de animais e implementos agrícolas, com um crescimento de negócios, entre eles os financiamentos. Com isto formando assim a maior feira de agronegócio do interior do estado do Rio Grande do Sul.

Por estes motivos acima explicitados e de conhecimento de todos os que a acompanham, protocolei um projeto de lei na Assembleia Legislativa, para incluir, através de lei, a Expofeira Agropecuária de Santa Maria no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. E faço isso com a confiança de que terei a aprovação dos meus colegas deputados, que conhecem a exposição e saberão entender o grande valor que tem a Expofeira como um evento econômico que mescla a base tradicional da produção primária com os avanços tecnológicos que promovem o crescimento e o desenvolvimento do nosso Estado. A Feira pretende desta forma, não ser apenas uma referência de negócios e impulsionadora do desenvolvimento municipal, mas também, um ambiente característico de expressões culturais, bem como de renovação e preservação dos costumes, valores e tradições gaúchas. Repito, a Expofeira Agropecuária de Santa Maria é a maior feira de agronegócios do interior do Estado e, a cada ano que passa, podemos comprovar isso com o crescimento gradativo que tem a cada edição.

A 46ª Expofeira bateu o recorde em todas as edições no número de expositores, tanto de animais quanto no setor de comércio e maquinário agrícola. Conforme informações dos organizadores da Feira, até o último dia da Feira, pelo menos 25 mil pessoas estiveram no Parque, superando em todos os quesitos a edição do ano passado. Em nome do coordenador do evento, Rodrigo Ribas, e da parceria do Sindicato Rural e seu presidente, Renato Freitas, quero parabenizar a todos os organizadores, expositores, colaboradores e o público em geral que participaram da Expofeira e que, assim como eu, puderam sentir o orgulho da pujança que representa este setor para o desenvolvimento econômico e social de nosso Estado. Espero, de coração, que no próximo ano eu esteja, junto com todos, comemorando a inclusão, como lei aprovada pelo Parlamento gaúcho, da Expofeira de Santa Maria no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

* Deputado estadual (artigo publicado no jornal A Razão de 3 de outubro de 2013)

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
COMISSÃO DO MERCOSUL E ASSUNTOS INTERNACIONAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30