ARTIGO
Região Metropolitana da Zona Sul para avançar nas políticas macroeconômicas e sociais
Catarina Paladini* | PSB - 17:25 - 21/10/2013
O surgimento das regiões metropolitanas no Brasil iniciou a partir da explosão demográfica dos centros urbanos, ocasionado principalmente pela intensa industrialização e a busca por melhor qualidade de vida da população. Regulamentar a criação da região metropolitana é importante para que a responsabilidade quanto à titularidade de serviços públicos seja determinada.
 
A questão é muito relevante, pois incide em diversas áreas que afetam diretamente a vida dos cidadãos, como no caso da prestação de serviço do transporte coletivo intermunicipal, planejamento urbano, saneamento básico, tarifa telefônica interurbana, etc.
 
Assegurar repasses de recursos federais e atender a demanda regional, assim como criar arranjos futuros que contemplem políticas públicas macroeconômicas e sociais, são alguns dos desafios que pretendemos superar com a aprovação do PLC 252/13, protocolado na Assembleia Legislativa, para a criação da Região Metropolitana da Zona Sul (RMZS). Este é um projeto construído por várias mãos, amparado pela experiência exitosa do deputado Vinícius Ribeiro, que construiu projeto semelhante e criou a Região Metropolitana da Serra.
 
A iniciativa busca equiparar as distorções econômicas históricas e dar condições de todos os municípios se desenvolverem, pois os projetos passarão a ser regionais, e, desta forma, crescem em peso político. Precisamos ter maior representatividade frente a esse novo momento econômico que a região Sul vive, sobretudo com a expansão do Polo Naval, e, neste sentido, ter a ousadia de inserir os demais municípios, além de Pelotas, Rio Grande e São José do Norte que, historicamente, foram a mola propulsora do desenvolvimento econômico da Zona Sul nos setores primário e secundário.
 
Ao propormos este projeto, procuramos envolver os deputados da região Sul e, agora, esperamos o apoio dos demais parlamentares e a contribuição dos 22 municípios da região para que esta proposta avance.
 
A RMZS compreenderá os municípios de Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
 
 
*Deputado estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30