ARTIGO
Romaria da Medianeira: celebração de fé que é marca de nossa cidade
Jorge Pozzobom* | PSDB - 12:41 - 08/11/2013

No próximo domingo, como em todos os anos, estarei presente na 70ª Romaria Estadual da Medianeira, momento em que vou agradecer por tudo o que vivi e conquistei durante o ano, por todas as graças recebidas e, também, pelos obstáculos que enfrentei, pois certamente me fizeram crescer e me tornar mais forte. O momento que considero muito bonito e significativo, é quando os peregrinos reúnem-se para dar início ao trajeto, com os romeiros e seus familiares, que depois saem rezando durante a procissão. Para os devotos, assim como eu, a caminhada faz parte de um ritual muito maior, pois além de agradecer pelas graças alcançadas e também de fazer pedidos, a romaria se transforma numa grande reunião e celebração da fé. Durante o caminho, percorrido pelas ruas da cidade, na companhia da imagem da Nossa Senhora da Medianeira, refletimos, oramos juntamente com pessoas conhecidas, desconhecidas, de Santa Maria e de todo o Estado. Porque, para nosso orgulho, a Romaria é um evento que reúne pessoas das mais diversas cidades e regiões.

O ano de 1930 marcou início da festa da Medianeira em Santa Maria. No dia 31 de maio daquele ano, precedida com solene tríduo em toda Diocese de Santa Maria, foi celebrada pela primeira vez, na data de sua Festa litúrgica, a Festa de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças. Naquele ano, a cidade de Santa Maria estava ameaçada por um confronto armado entre unidades militares. Entretanto, um grupo de 23 mulheres realizou uma caminhada pedindo a Nossa Senhora Medianeira que não houvesse o conflito. E ainda hoje o povo testemunha: “A Medianeira nos salvou da morte”. Em 1935, Dom Antônio Reis colocou e benzeu a primeira pedra do Santuário. Em 25 de outubro de 1942, Nossa Senhora Medianeira foi proclamada Padroeira do Rio Grande do Sul, pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Becker. A partir de 1943 começaram as Romarias Estaduais e até hoje, centenas de milhares de peregrinos, romeiros e devotos já passaram pelo Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

Com o tema: Creio, Senhor, Mas Aumentai Minha Fé e o Lema: Com Maria Renovemos Nossa Fé, no caminho e no santuário, os romeiros compartilham de vários orações e rituais, como a missa do início e a missa na chegada. Orações e preces, em que a introspecção pessoal e solitária, se combina com o convívio grupal em experiências extraordinárias de sociabilidade, em que os estranhos e conhecidos caminham com o mesmo propósito. Compartilham, então, da fé em homenagem à padroeira de Santa Maria. Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças é a invocação da mediação de Maria Santíssima sobre os cristãos. Os cristãos sempre compreenderam, desde o início da Igreja, que Maria era medianeira, isto é, intercessora entre Deus e a humanidade. Fé, emoção e devoção marcam a procissão. Uma multidão formada por milhares de romeiros fiéis e devotos de Nossa Senhora Medianeira acompanham procissão que sai da Igreja de Nossa Senhora Medianeira, tem um percurso já estabelecido entre as ruas da cidade em direção ao Santuário Nossa Senhora da Medianeira, onde será realizada a missa. Antes do início do cortejo, os fiéis participaram da missa que geralmente lota a igreja. Do lado de fora crianças, jovens, adultos e idosos aguardam pacientemente a saída da santa em frente à igreja.

A cidade de Santa Maria destaca-se como centro religioso de devoção à Maria, foco de atração de peregrinos e visitantes, principalmente por ocasião da Romaria anual de Nossa Senhora Medianeira. Aliás a nossa região central, possui um potencial turístico religioso expressivo, possui certas características culturais próprias, resultado do seu povoamento e do trabalho de gerações na construção da memória e identidade locais. E é com muita alegria e orgulho que participo, de mais esta edição da nossa Romaria da Medianeira. Nossa cidade precisa de proteção, compreensão e superação. E por isso mais uma vez eu estarei lá.

(artigo publicado no jornal A Razão de 07 de novembro de 2013)

*Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30