ARTIGO
ENART 2013: Momento de reafirmar o reconhecimento ao Tradicionalismo
Jorge Pozzobom* | PSDB - 13:32 - 25/11/2013

Participo há muitos anos das edições do Encontro de Arte e Tradição (ENART), assim como do JUVENART, Rodeios e Festas Campeiras por ser um grande apreciador de todas as manifestações culturais e artísticas que se referem a nossa cultura e a nossa história. Mas este ano, a edição de 2013, teve um sabor especial para mim. Como parlamentar, homenageei, em nome de todos os gaúchos de nosso Estado, o tradicionalismo gaúcho, na pessoa do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Erival Bertolini. A este querido líder do tradicionalismo, tive a honra de poder entregar, na companhia do Presidente da Assembleia, a maior honraria em reconhecimento ao importante trabalho, no desenvolvimento cultural, social e porque não dizer econômico – já que reuniu mais de 4 mil artistas e teve público de aproximadamente 70 mil pessoas em Santa Cruz do Sul nesta edição. Parafraseando o próprio homenageado, pude fazer este reconhecimento a este que é um verdadeiro “embaixador do tradicionalismo gaúcho”.

A alegria e o amor às raízes ultrapassaram os limites do Parque da Oktoberfest, que acolheu o Enart. Evento que, conforme a UNESCO, é o maior festival de arte amadora da América Latina e o maior evento tradicionalista do mundo, que cultiva as tradições de nossa terra através de gerações que vão passando de pai para filho, envolvendo sempre a família. O encontro é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final, reunindo competidores de todo o Rio Grande do Sul e atraindo espectadores de todo mundo para conhecer e apreciar as tradições do povo gaúcho. É um evento de grande importância para o Estado, pois a cada ano em que é realizado estima-se haver mais de dois mil concorrentes e mais de sessenta mil espectadores na fase final, torcendo para que sejam vencedores, sempre a preservação e os cultivos da tradição.

A Medalha do Mérito Farroupilha do Poder Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul, foi instituída em 1995 e significa a maior distinção que o Poder Legislativo, através do Deputado proponente, pode conceder ao agraciado. Com direito a apenas uma concessão a cada Legislatura, e após avaliação e deliberação da Mesa Diretora, a Medalha pode ser entregue pelo Deputado sempre tendo como objetivo homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento do Parlamento deste Estado. Seja nas áreas do desenvolvimento econômico, social ou cultural. Juntamente com a medalha, que consiste em uma faixa com as três cores da bandeira do Rio Grande do Sul (amarelo, vermelho e verde) e uma estrela de oito pontas, foi entregue ao Presidente do MTG a Roseta e a Barreta do Mérito Farroupilha, além do diploma.

Por fim, quero reafirmar a admiração, respeito e orgulho que tenho do tradicionalismo de nosso Estado. Tenho orgulho de ser gaúcho e não tenho vergonha de me emocionar cada vez que participo de um evento desta envergadura que só transmite harmonia, alegria, disciplina, amor à tradição e à cultura gaúcha. O meu agradecimento e reconhecimento ao talento, dedicação e amor ao Rio Grande do Sul, a todos os que participaram do Encontro de Arte e Tradição, Enart 2013, aos que foram classificados, aos que foram assistir ou torcer, aos que competiram com a garra de quem ama seu pago, ao Bertolini e seus diretores, enfim, a todos os tradicionalistas por terem levado nossa cultura, nossa história, nossos usos e costumes para além fronteira de nosso Estado e tornado o nosso movimento gaúcho não só brasileiro, mas estendido a vários países amam e admiram nossa cultura e tradição.

Parabéns ao Ronda Charrua, de Farroupilha, campeão das Danças Tradicionais Força A e, claro, como santa-mariense, não posso deixar de dar os parabéns especialmente ao CTF Os Nativos, que foi o campeão na Força B, e ao CTG Sentinela da Querência, ao CPF Piá do Sul, ao DT Querência das Dores, ao AT Poncho Branco, ao DTG Noel Guarany e ao DTCE Marcas do Pampa pela participação.

*Deputado estadual

Artigo publicado no jornal A Razão de 21 de novembro de 2013

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30