ARTIGO
Outubro: Mês de Proteger Crianças, Adolescentes e Idosos
Jorge Pozzobom* | PSDB - 13:55 - 25/11/2013

Protocolei no dia 10 de outubro o projeto de lei que institui o Mês de Outubro como mês de proteger a criança, o adolescente e o idoso. O PL foi apresentado na audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, que debateu ações específicas de proteção integral a estas faixas etárias. Tenho a convicção de cada vez mais é necessário divulgar, promover debates e desenvolver ações em favor das crianças, adolescentes e idosos como forma de prevenir a ocorrência de casos de violência. Infelizmente, o trabalho em favor destas pessoas geralmente começa depois que a agressão já aconteceu. Por isso, é dever deste Parlamento, não apenas aprovar este PL, como incentivar o trabalho de entidades, que atuam nesta área.

Está na Constituição Federal que as crianças e adolescentes devem ser tratados como prioridades e, também, é garantido o direito de atenção integral a pessoas na terceira idade. É por isto que manifestamos aqui, neste Parlamento, o nosso comprometimento com trabalhos como o realizado no Instituto Proteger, pelos Conselhos Tutelares, porque também nós queremos discutir não apenas o direito das crianças, dos adolescentes e dos idosos, mas também as falhas do Poder Público na proteção deles.

Também no dia 10 de outubro tive a honra de representar a Presidência da Assembleia Legislativa na vernissage da Exposição Fotográfica “Um dia já fui criança”, de Germano Preichardt, realizada na Galeria dos Municípios e organizada pelo Instituto Proteger, em comemoração ao mês da criança e do idoso. Me emocionou a sensibilidade do autor ao retratar o processo natural da vida. Aquelas fotos mostraram o olhar sensível do Germano Preichardt de como passamos pelas fases de nossa vida. Todos nós já fomos crianças e um dia seremos idosos. E o que nós queremos quando formos idosos é sermos respeitados, não só nos nossos direitos, mas especialmente na felicidade de podermos colher o amor que semeamos durante a vida. Também emocionado recebi  da presidente do Instituto Proteger, Melissa Telles, e da Diretoria do Instituto, a distinção “Profissional que Protege”, pelo trabalho realizado em parceria com o Instituto. A escolha do mês ocorreu por conta de a data 1º de outubro ser o dia nacional (Lei nº 11.433, de 28 de dezembro de 2006) e internacional (instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas-ONU) do idoso, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para discutir questões voltadas à pessoa com idade avançada e à necessidade de proteção e cuidado à população idosa e ao dia 12 de outubro, dia nacional da criança, que visa garantir atenção e proteção integral como princípio fundamental do Estado brasileiro.

O presente Projeto de Lei tem o objetivo de demarcar um período anual específico de conscientização das pessoas sobre a importância da proteção integral à criança, ao adolescente e ao idoso, de 1º a 31 de outubro. Também a função de instituir o mês de promoção à dignidade, à vida, ao respeito, à liberdade, à saúde, à inclusão social, à convivência familiar e comunitária, com a realização de diversas atividades em um calendário que se ocupará de atender à esfera social, intelectual, física e mental de todos os envolvidos. E não é à toa que este mês é conhecido como “outubro rosa”, mês da proteção da mulher, através da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

(artigo publicado no Jornal A Razão de 24 de outubro de 2013)

*Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30