ARTIGO
Bases Sólidas na Educação
Décio Franzen* | PDT - 11:54 - 04/12/2013

O Rio Grande do Sul, que já alcançou os mais elevados patamares, apresenta hoje índices educacionais assustadores, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Entretanto, são visíveis os sintomas de um consenso em nosso dia a dia de que a sociedade precisa se empenhar e se comprometer mais com a educação e com um ensino de qualidade,  essenciais para fazer o Estado e o Brasil avançarem.

Melhorar o quanto antes o sistema educacional é condição indispensável e, ainda assim, os resultados levarão anos e anos para aparecer. Vejo com particular atenção a preocupação dos prefeitos, em especial os do PDT, que seguem o ideário de Leonel Brizola, e acompanho os diversos movimentos visando a implantação da educação integral. Neste particular, há avanços expressivos com a aprovação, por este Parlamento, da emenda constitucional determinando que o Estado implante de forma progressiva a Escola de  Tempo Integral. Registro também o trabalho da   Comissão Especial para tratar da  Escola de  Tempo Integral no Rio Grande  do Sul, presidida pela deputada Juliana Brizola.

A educação integral será o principal instrumento a contribuir para melhorar a sociedade, a qualidade de vida e a produtividade  no trabalho. O jovem – e porque não o adulto? - necessita urgentemente ser preparado para suas atividades profissionais e para o domínio e o desenvolvimento de habilidades necessárias para profissões tradicionais e, ao mesmo tempo, para conviver com um cotidiano inovador, no qual não só vai executar o trabalho, como será cobrado continuamente a pensar, a planejar e a reformular o exercício de sua atividade.

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30