ARTIGO
Papa Francisco nos traz uma reflexão: Deus está conosco
Jorge Pozzobom* | PSDB - 13:00 - 02/01/2014

Chegamos ao Natal e a caminho do final de 2013. Momento de refletir muito sobre o ano que finda e, também, de comemorarmos os avanços alcançados durante este ano. Quero compartilhar com vocês no dia de hoje a reflexão feita pelo Papa Francisco e dedicada à catequese, na última, semana, última do ano, com os fiéis na Praça São Pedro. “Uma festa da confiança, da esperança que supera incertezas e pessimismos. No Natal, Deus se revela humilde e pequeno”. Esse foi o sentido do Natal abordado pelo Papa Francisco, tocou o meu coração. Durante a cerimônia, que fez referência ao nascimento de Jesus, o Santo Padre destacou a certeza de que Deus está com o homem como a própria razão da esperança humana. Ele recordou que o Senhor quis fazer da terra a sua morada, mesmo o mundo sendo marcado por guerras e prepotências. Ele escolheu habitar a nossa história como ela é, com todos os seus limites. Assim, disse o Papa Francisco, Deus mostrou, de modo insuperável, a sua misericórdia.

Também foi um ano de muito trabalho, de manifestações no Estado e no País, um ano que realmente sugere que deve haver transformações. Foram, sem sombra de dúvidas, as maiores mobilizações sociais ocorridas nas últimas décadas e talvez já tenham superado o movimento dos cara-pintada. Neste momento, como se sabe, a compreensão de fenômenos desta natureza torna-se mais complexa, a separação entre novas e velhas formas de mobilização, organização e articulação torna-se mais difícil, daí a importância de um esforço mais concentrado de reflexão, principalmente para que possamos compreender como o potencial gerado pela população nas ruas pode acelerar a velocidade das transformações no país. Uma das poucas certezas que um momento como esse nos permite apontar está na constatação de que há um clamor popular por modificações no modelo democrático atual, seja de políticas públicas gerais, como reforma política, reforma tributária, seja de políticas públicas nas comunidades, todas as instituições e Poderes são colocadas em avaliação pelo cidadão, da esquerda à direita, partidos e movimentos sociais tradicionais estão sob análise da população. As mobilizações foram bastante positivas, na medida em que chacoalharam toda a sociedade e pressionaram os governos e os parlamentos a darem respostas concretas para as ruas e para as redes. Estamos diante de uma oportunidade para aprofundar as mudanças em curso na nossa cidade, no nosso Estado e em nosso País há uma década, portanto, é importante também avaliar as contradições e os desafios impostos a partir desse momento. E aqui proponho que possamos fazer todas as transformações necessárias e possíveis no ano que se aproxima. Mas que, acima de tudo, estas transformações sejam feitas com base no trabalho, no respeito ao próximo, ao pensamento divergente, na união de forças, na solidariedade, na responsabilidade e no amor. Que os ensinamentos do Papa Francisco sejam como um despertar para uma nova fase em nossas vidas. Para que assim possamos construir nossas vidas ou reconstruir, muitas vezes, sem impedir nosso irmão de construir a sua.

A vida é feita de fases, algumas boas, outras muito difíceis, mas em todas elas devemos buscar sempre um sentido para nossa existência. Neste momento de reflexão quero agradecer a Deus por todas as conquistas alcançadas e, também, entender que os obstáculos me farão mais forte, certamente. Pois foi nos momentos mais difíceis da minha vida, no passado, que estive mais perto de Deus, que a minha fé transbordou e hoje eu tenho certeza de aqueles momentos fizeram com que eu mudasse meu jeito de viver. Quero agradecer a minha família, a todos amigos, parceiros e colaboradores que participam e acreditam em mim e no meu trabalho e dizer que 2013 foi um ano difícil para todos nos que amamos nossa Santa Maria, mas tenho certeza que 2014 será o ano da superação e da construção de um futuro melhor. Mas para isso temos que acreditar: Deus está conosco.

 

(artigo publicado no jornal A Razão de 26 de dezembro de 2013)

Deputado Estadual*

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30