ARTIGO
Férias, festas, viagens...
Miki Breier* | PSB - 11:29 - 31/01/2014
Período de férias, festas, litoral. Muita gente aproveita o tempo livre para pegar a estrada. Afinal, quem não quer descansar a beira mar, rever um amigo que há tempo não encontra, matar a saudade dos familiares que o cotidiano distancia?

Cuidados são fundamentais para que esse período seja eternizado com boas lembranças e não marcados pela dor e saudade eterna daqueles que ficam no caminho. O primeiro passo é verificar se o veículo está em condições adequadas, cuidados são sempre necessários quando tratamos de vidas. No feriadão do Natal, quando celebramos o nascimento do menino Jesus, choramos por 24 gaúchos que não voltaram para casa e não comemoraram o 1o de janeiro de 2014.

Parece clichê quando repetimos inúmeras vezes os riscos absurdos de se dirigir após o consumo de álcool. Dados científicos comprovam e as notícias retratam as tragédias que decorrem desta imprudência mas, infelizmente, ainda muitos “super-heróis” acreditam que nunca serão atingidos.
O álcool é um fator acidentogênico de grande importância no trânsito. Afeta importantes funções fundamentais na condução como a visão e o tempo de reação, além de interferir em fatores comportamentais que estimulam condutas de riscos como passar sinais vermelhos, não usar cinto de segurança e dirigir em velocidade elevada.

A fiscalização nas estradas gaúchas neste período de comemorações, flagrou mais de 700 motoristas sob o efeito do álcool. Até quando estes ficarão imunes aos riscos desta mistura? O maior índice de mortes estão entre os jovens, de 18 a 29 anos de idades. Estamos perdendo a juventude gaúcha para a guerra no trânsito, como a jovem que aos 18 anos que morreu após o veículo em que estava sair da BR-285 e cair em um riacho, no município de Bozano, na terça-feira do ano novo.

O trânsito somos todos nós. Ele é conduzido por cada motorista, pedestre, ciclista. Depende, principalmente, dos nossos atos para a redução destes dados alarmantes e tristes. Faça a sua parte e volte para casa com segurança e continue com sua vida completa!
 
*Deputado estadual (PSB)
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE FINANÇAS, PLANEJAMENTO, FISCALIZAÇÃO E CONTROLE
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30