ARTIGO
Férias, festas, viagens...
Miki Breier* | PSB - 11:29 - 31/01/2014
Período de férias, festas, litoral. Muita gente aproveita o tempo livre para pegar a estrada. Afinal, quem não quer descansar a beira mar, rever um amigo que há tempo não encontra, matar a saudade dos familiares que o cotidiano distancia?

Cuidados são fundamentais para que esse período seja eternizado com boas lembranças e não marcados pela dor e saudade eterna daqueles que ficam no caminho. O primeiro passo é verificar se o veículo está em condições adequadas, cuidados são sempre necessários quando tratamos de vidas. No feriadão do Natal, quando celebramos o nascimento do menino Jesus, choramos por 24 gaúchos que não voltaram para casa e não comemoraram o 1o de janeiro de 2014.

Parece clichê quando repetimos inúmeras vezes os riscos absurdos de se dirigir após o consumo de álcool. Dados científicos comprovam e as notícias retratam as tragédias que decorrem desta imprudência mas, infelizmente, ainda muitos “super-heróis” acreditam que nunca serão atingidos.
O álcool é um fator acidentogênico de grande importância no trânsito. Afeta importantes funções fundamentais na condução como a visão e o tempo de reação, além de interferir em fatores comportamentais que estimulam condutas de riscos como passar sinais vermelhos, não usar cinto de segurança e dirigir em velocidade elevada.

A fiscalização nas estradas gaúchas neste período de comemorações, flagrou mais de 700 motoristas sob o efeito do álcool. Até quando estes ficarão imunes aos riscos desta mistura? O maior índice de mortes estão entre os jovens, de 18 a 29 anos de idades. Estamos perdendo a juventude gaúcha para a guerra no trânsito, como a jovem que aos 18 anos que morreu após o veículo em que estava sair da BR-285 e cair em um riacho, no município de Bozano, na terça-feira do ano novo.

O trânsito somos todos nós. Ele é conduzido por cada motorista, pedestre, ciclista. Depende, principalmente, dos nossos atos para a redução destes dados alarmantes e tristes. Faça a sua parte e volte para casa com segurança e continue com sua vida completa!
 
*Deputado estadual (PSB)
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30