ARTIGO
Um grande projeto para a Santa Maria que queremos e amamos
Jorge Pozzobom* | PSDB - 13:36 - 04/02/2014

Gestado durante a realização do movimento A Santa Maria que Queremos, projeto capitaneado e desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), da qual sou integrante do Conselho Superior, e com o objetivo de projetar a cidade do futuro, através da participação de toda a comunidade, dos setores da sociedade civil organizada, além dos poderes públicos e privados, nasceu no final do ano passado o Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria – 2014 – 2030. Este Plano tem o significado de um navio que chega a um porto seguro, comandado pelo nosso capitão Vilson Serro. Mais ainda, é a colheita de um trabalho que contou com a participação efetiva de toda a comunidade, de forma responsável, dinâmica, sistêmica, coletiva e contínua para resultar nos objetivos e proposições que, na minha opinião, muito têm a contribuir com o conceito de Governança. Ou seja, o conjunto de iniciativas ou ações que expressam a capacidade de uma sociedade organizada geograficamente, para arguir e sugerir sobre assuntos públicos e interesses coletivos, a partir do envolvimento conjunto e cooperativo dos atores sociais, econômicos e institucionais, aliadas às experiências que podem ser concebidas de novas escalas de governança, com vistas ao desenvolvimento. Trata-se de uma gestão compartilhada nas áreas públicas, privada e, também de Organizações Não Governamentais com a finalidade específica de fortalecer os processos de decisão com a promoção dos instrumentos da democracia participativa.

 

E tudo isso para desenvolver uma perspectiva comum e de longo prazo para a nossa cidade e região de forma sustentável. Além disso, focar nos objetivos de fomentar a capacidade de participação e de ação para o desenvolvimento sustentável tanto nas comunidades como na administração local e regionais. E também para tornar públicas, transparentes e abertas todas as informações da administração municipal, os indicadores da cidade e os dados orçamentários e promover a cooperação e as parcerias entre os municípios vizinhos. Sempre voltados essencialmente para a solução de problemas e desafios de nosso Município ou da região central. Portanto este documento – O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria – 2014 – 2030, é um instrumento de políticas públicas que serve de base para orientar o desenvolvimento local e regional. E a importância de um Plano de Desenvolvimento Estratégico para uma cidade e região deve ter como base este planejamento técnico – realizado de forma preliminar também pela Adesm -  aliado sempre aos processos participativos, em que o conhecimento acumulado sobre gestão pública é socializado e posto à prova diante das necessidades e prioridades apontadas pela população.

 

É muito importante que tenhamos claro que este documento, sem sombra de dúvidas, vai contribuir com as próximas administrações municipais no sentido da implementação de instrumentos de planejamento e execução de políticas públicas que considerem a sustentabilidade como ferramenta de gestão transversal a todos os projetos e ações do poder Executivo e Legislativo municipal, além do devido conhecimento e possível comprometimento dos setores privados e das sociedades locais. Tenho a convicção de que a sustentabilidade deve se realizar plenamente nas dimensões política, econômica, social, ambiental e cultural, de modo a ser integralizada em todas as esferas formuladoras e executoras das políticas públicas, tanto em seus conteúdos como em suas formas de implementação. O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria – 2014 – 20130 tem mérito reconhecido de se basear em práticas exemplares de diversos municípios do Brasil e do mundo, assim como a Agenda 2020, ressaltando políticas públicas que já apresentaram bons resultados em todas as áreas da administração e evidenciando que é possível fazer diferente, através do incentivo, do trabalho, da colaboração e, acima de tudo, do nosso comprometimento com nossas cidades, regiões, Estado e País, fazendo a diferença necessária na liderança política para lograrmos um presente melhor sem inviabilizar o futuro das próximas gerações. Pois a mesma importância que tem planejar a Santa Maria que queremos, tem trabalhar todos os dias para a Santa Maria que amamos, buscando a cada dia, a cada trabalho como este, a superação.

(artigo publicado no jornal A Razão de 16 de janeiro de 2014)

 

*Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30