ARTIGO
É carnaval!
Miki Breier* | PSB - 13:08 - 28/02/2014
Todos temos uma história de carnaval para contar. Boas risadas, círculo de amigos, conversas infinitas, uma bela festa, uma história de amor... Infelizmente, 24 gaúchos não têm mais essa oportunidade. Suas vidas foram ceifadas pela violência nas estradas no carnaval de 2013.
O brilho e o encantamento das festas de carnaval e os dias de descanso é contagiante. Nossa preocupação é o limite deste encantamento para que não tenhamos desastres e exageros durante este período.

Não precisamos ser videntes para sabermos que, na quarta-feira, os noticiários trarão o número de pessoas que morreram nos acidentes de trânsito durante o feriado. Quem será que não estará mais conosco semana que vem? Ninguém está livre ou imune. Só há uma forma de evitar: responsabilidade!

O Ministério das Cidades faz uma campanha para tentar conscientizar os motoristas a não consumirem bebidas alcoólicas antes de dirigir durante este período. Com o tema: Não seja vítima do álcool. Seu carnaval não precisa acabar assim, tem o objetivo de causar impacto e sensibilizar a população.

Historicamente este é o feriado com o maior número de mortes das rodovias. Os principais motivos dos acidentes, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, são o consumo de álcool por motoristas, velocidade alta, falta de atenção, cansaço e imprudência dos condutores.

O Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) também está trabalhando para reduzir estes dados. Na Estrada do Mar, um outdoor destaca a importância da direção responsável, obedecendo a sinalização e a velocidade de circulação da via. A chamada é: A estrada não pode separar.

A Operação Viagem Segura está na sua 26ª edição e se iniciará na meia noite de sexta-feira (28) seguindo até a meia noite de quarta-feira (05). Além das abordagens de fiscalização, a campanha será reforçada com anúncios de jornal e televisão ressaltando a importância do cinto de segurança para todos os passageiros.

Lembre-se: para a família que perde um ente querido num acidente de trânsito, os números não são apenas estatísticas. Todo cuidado é pouco.
 
*Deputado Estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30