ARTIGO
Santa Maria Honra a Tradição: Rodeio Internacional do Cone Sul
Jorge Pozzobom* | PSDB - 13:25 - 07/03/2014

Começa amanhã em Santa Maria, o 20º Rodeio Internacional do Cone Sul, realizado na sede da Associação Tradicionalista Estância do Minuano. Até o domingo, a realização de provas campeiras, leilões de cavalos, shows nativistas, baile e apresentações artísticas animam público, cidade e região que têm a tradição e a responsabilidade de cultivar o tradicionalismo. Enquanto parte da população festejava o carnaval em ruas e salões do estado, milhares de tradicionalistas já passavam a temporada de “folia” cultuando as tradições gaúchas e preparando este, que é mais um grande evento no calendário estadual do tradicionalismo gaúcho.

Sem sombra de dúvidas, o Rodeio Internacional do Cone Sul é um dos mais tradicionais do estado. Para as gineteadas, está confirmada a participação de peões brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos. O Presidente do Conselho Administrativo da Associação Estância do Minuano, Luiz Alberto Bortoluzzi, já afirma que o bem estar dos animais será prioridade no rodeio e que obedecerá ao rigoroso cumprimento das normas do MTG, além de defesa, proteção e bem estar dos animais e do meio ambiente. O cumprimento e a atenção a estes itens são fundamentais para que este evento se mantenha entre os maiores em nosso Estado e País. Ano passado, participei do 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado em Porto Alegre. Evento este, que já foi sediado por Santa Maria nas suas 1ª e 50ª edições. Na oportunidade falei sobre a minha luta pela garantia, na Assembleia Legislativa, da suspensão do Decreto Estadual n.º 50.072/2013, que vigorava até dia 1º de maio do ano passado. Depois de várias audiências públicas e pressão dos deputados e ruralistas, conquistamos juntos a prorrogação do Decreto estadual nº 50.392 (11/06/2013), que suspende a aplicação de multas e penalidades aos proprietários de equinos que transportem seus animais sem a Guia de Trânsito Animal (GTA) e o exame de negatividade da Anemia Infecciosa Equina (AIE) até o dia 31 de dezembro de 2014. A medida foi estendida em função da necessidade de ampliar as discussões sobre o trânsito destes animais, adaptações na Lei 13.467 sobre questões sanitárias, da não conclusão da análise do inquérito epidemiológico e por causa do número de eventos equestres que promovem a cultura gaúcha. O Decreto exigia a obrigatoriedade de vacinação contra anemia infecciosa equina (AIE) para a concessão do Guia de Trânsito Animal (GTA) para o transporte de cavalos e estipula que a vacinação contra anemia infecciosa deveria ser feita de dois em dois meses. Tenho tanto respeito e amor ao tradicionalismo que dedico meu mandato a suas demandas. Sou autor da Lei 14.342/2013, que incluiu de forma oficial os rodeios e festas campeiras no Calendário Oficial do Estado. Está na Carta de Princípios, no Inciso I, que é objetivo do MTG auxiliar o Estado na solução dos seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo. Está no Inciso III que a entidade visa promover, no meio do nosso povo, uma retomada de consciência dos valores morais do gaúcho. E foi em reconhecimento ao papel fundamental desempenhado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho que concedi ao MTG a maior honraria da Assembleia Legislativa, a Medalha do Mérito Farroupilha.  Também aprovei na Comissão de Constituição e Justiça, parecer de minha autoria ao projeto de lei 271/2013, do deputado Giovani Feltes (PMDB) que declara o Tiro de Laço como esporte símbolo do RS.

Todos nós sabemos da relevância dos Rodeios, Festas Campeiras e Congressos tradicionalistas que possibilitam a troca de experiências, de informações e o que é mais importante, a convivência, além da extrema importância para o tradicionalismo e para a cultura e história do povo gaúcho.  O trabalho realizado pelos tradicionalistas para expandir a cultura gaúcha em todo o país faz com que estes homens e mulheres cumpram com civismo e dedicação as tarefas de manter acesa a fogueira das tradições, expandindo a cultura rio-grandense a outros pagos e, também, de cativar e conquistar a adesão de outros brasileiros para conviver, apreciar, conhecer os nossos costumes e tradições, porque o Rodeio do Cone Sul serve de modelo a toda terra.

* Deputado Estadual (PSDB)

(artigo publicado no jornal A Razão de 6 de março de 2014)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30