ARTIGO
A Feira do Livro em uma cidade universitária
Jorge Pozzobom* | PSDB - 13:19 - 05/05/2014

No último sábado acompanhei, como em todas as edições, a abertura oficial da Feira do Livro de Santa Maria, realizada na Praça Saldanha Marinho. Durante o evento, encontrei conhecidos, homenageados, muitos alunos e jovens da nossa querida cidade universitária, crianças, além dos apaixonados pela leitura, cultura e literatura. Na sua 5ª edição, a Feira do Livro já ultrapassou a venda de mais de 11 mil exemplares, o que demonstra o potencial, a qualidade e o sucesso do evento.

Foi muito emocionante assistir o projeto Gaúcho Brasileiro, apresentado pelos músicos Ricardo Freire, Sérgio Rosa, Ângela Gomes e Tuny Brum, o qual integrou canções compostas pelo homenageado póstumo da Feira, o poeta e compositor Antônio Carlos Machado. Nascido no distrito de Arroio do Só, em Santa Maria, em 1935, formou-se em Direito na UFSM em 1979. Nosso homenageado póstumo, que passou por todos os meios de comunicação da cidade, inclusive pelo Jornal A Razão e a Rádio Santamariense, como colaborador publicou três livros: Boca do Monte, Pequeno Ensaio da História Humana de Santa Maria, Romance na Tafona – Poesias e Canto de Amor e Sonho – Poesias. Antonio Carlos Machado faleceu em 28 de Setembro de 1997. Ele havia iniciado a escrever suas memórias, porém infelizmente não chegou a concluí-las. Espero que possamos tê-las por meio de outro escritor.

Também quero falar do Patrono desta edição da Feira e de nossa Homenageada. O arquiteto José Antonio Brenner, natural de Santa Maria, também é filho da UFSM e foi professor fundador do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria, em 1960, como Centro Politécnico de Santa Maria. Na área da literatura, foi membro da comissão revisora e autor de notas da 3ª edição da Cronologia Histórica de Santa Maria, de Romeu Beltrão, Editora UFSM, 2013. É pesquisador da história de Santa Maria e da imigração alemã, com publicações que deixam vivas a história da imigração alemã e sua cultura. A nossa professora homenageada, Viviane Marconato, é pedagoga, psicopedagoga e pós-graduada em interdisciplinaridade. Ela é natural de São Pedro do Sul e escreve poesia e prosa desde os 12 anos. Viviane é a professora que organiza o Festival Literário da escola, é responsável pelo Projeto Balaio de Poesias, realizando oficinas de poesias e também participa do Projeto Autor Presente. Não poderia deixar de ser assim homenageada, pois com muito amor ao que faz, é uma grande incentivadora da leitura e produção de textos, hábitos estes com grande significado, pois além de permitir o registro da história para as futuras gerações, são ferramentas de transformação de uma realidade. Para Viviane a literatura é recurso imprescindível para formação de cidadãos conscientes e críticos, pois através do conhecimento ultrapassamos fronteiras, conhecemos lugares e situações das quais nunca participamos presencialmente, além de ser um patrimônio não deteriorável. O conhecimento não pode ser perdido, roubado, nem se decompõe com o passar dos anos, portanto é nosso maior tesouro. Ela foi a primeira professora do município a ser homenageada na Feira do Livro. Espero que a primeira de muitas.

A Feira do Livro é uma grande oportunidade de promover e valorizar o livro como produto cultural; estimular o interesse pela literatura; despertar no público infanto-juvenil o interesse pela leitura, pela ciência e pelas artes; possibilitar à comunidade o acesso gratuito as atividades culturais oferecidas; oferecer ampla e qualificada programação cultural, de interesse para todas faixas etárias e todos os segmentos da população; incentivar o surgimento de novos talentos nas diversas áreas artístico-culturais; estimular e difundir a produção artística, literária, cultural, intelectual local e regional; entre outros tantos que poderia citar. Hoje a Feira do Livro de Santa Maria está se tornando uma das maiores movimentações literárias do nosso Estado, pensada na sua diversidade literária e cultural, que se reflete na adesão das pessoas que participam da organização, no público que a frequenta e nos eventos que oferece. A Feira do Livro de Santa Maria representa um importante momento de consolidação das relações entre a Universidade e a comunidade, não apenas pelo fato da Universidade ser uma das realizadoras do evento, mas pela sua importância em nossa cidade, região, Estado e País.

(artigo publicado no jornal A Razão de 1º de maio de 2014)

Deputado Estadual *

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30