ARTIGO
Santa Maria merece!
Valdeci Oliveira – deputado estadual | PT - 18:06 - 19/05/2014
Ao completar 156 anos de emancipação política, Santa Maria, além de comemorar as conquistas e avanços proporcionados ao longo da sua história, vislumbra um futuro próximo com ainda mais qualidade de vida, infraestrutura e oportunidades. Essa convicção não é “chute” e nem avaliação ufanista. As bases estão dadas para que o município evolua nas mais diversas áreas.
 
Boa parte desta confiança advém da atenção legítima, qualificada e contundente que, hoje e nos últimos anos, a cidade recebe dos governos estadual e federal. Essa atenção reforça, amplia e complementa o trabalho desenvolvido pelo município e pelo seu conjunto de trabalhadores e trabalhadoras.
 
Infelizmente, durante muito tempo e por uma série de razões, entre elas a própria falta de políticas públicas para apoio às cidades, o coração do Rio Grande ficou apartado do mapa de investimentos do Rio Grande e do Brasil. Hoje, o isolamento concretamente acabou e o município é alvo de um conjunto pesado de investimentos.
 
Incluo nesse rol de iniciativas já em andamento a duplicação da ERS-509, a Faixa Velha de Camobi. Falo da construção do sistema de esgoto da Região Leste. Saliento o Projeto da Travessia Urbana, que ainda nesse ano garantirá o início a duplicação das principais rodovias que cortam o município. Lembro da inauguração recente do Santa Maria Tecnoparque, complexo de inovação que vai fomentar, com muito vigor, a geração de micro e pequenos negócios na cidade e na região.
 
Da mesma forma, a cidade que se prepara para ser um território empreendedor ruma para ter melhores indicadores de saúde e educação. O governador Tarso Genro assinou, recentemente, a contratualização de 132 leitos do Hospital Alcides Brum no SUS. Significa dizer que a cidade passará a dispor de muito mais serviços de alta e média complexidade, como cirurgias cardíacas e atendimentos de combate ao câncer. A partir dos recursos federais e estaduais, a cidade recebeu a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU), o Programa Mais Médicos e a obra do Hospital Regional, que está em fase de conclusão. O governo do Estado já definiu como prioridade a construção da Escola Técnica no bairro Nova Santa Marta e o Ministério da Educação já depositou os recursos para construção de 12 creches em diferentes bairros e vilas.
 
Com a saúde e a educação fortalecidas, Santa Maria e a Região Centro também caminham bem para voltarem a ser referências no transporte ferroviário. Os resultados preliminares dos estudos contratados pelo governo federal apontam a cidade como possível sede da plataforma logística da Ferrovia Norte-Sul, projeto que visa interligar as regiões Norte e Sul do país e baratear o escoamento da safra agrícola nacional.
 
Afora isso, bate a porta da cidade, com o apoio do Estado e da União, a oportunidade de conquistarmos um recurso de R$ 119 milhões do PAC para saneamento básico, destinado às regiões Sul, Norte e Oeste. Da mesma forma, temos todas as condições de, em breve, implantarmos aqui o Programa Estadual de Policiamento Comunitário. Como diz o gaúcho, não podemos deixar esses cavalos passarem encilhados. Portanto, os 156 anos de Santa Maria projetam um futuro ainda melhor para esta comunidade trabalhadora e hospitaleira que habita o coração do RS. Com investimentos, parcerias e o povo abnegado que possui, a cidade não pode abrir mão de ser protagonista no RS e no Brasil.
 
*Deputado estadual (PT)
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30