SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Novas tecnologias para a segurança pública são tema de audiência pública na Assembleia
Cristiane Vianna Amaral - MTE 8685 | Agência de Notícias - 12:28 - 26/06/2014 - Edição: Letícia Rodrigues - MTE 9373 - Foto: Mariana Carlesso
Novas tecnologias permitem integrar bases de dados e qualificar as estatísticas sobre criminalidade
Novas tecnologias permitem integrar bases de dados e qualificar as estatísticas sobre criminalidade

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), promoveu audiência pública sobre a importância do aplicativo Sinesp Cidadão e do uso da Internet e das novas tecnologias para a segurança pública. O deputado Mano Changes (PP) foi o proponente do debate realizado na manhã dessa quinta-feira (26).

Como encaminhamento, deve ser criado um grupo de trabalho para dar continuidade ao debate. Mano pediu que a ata da audiência pública seja encaminhada aos órgãos de segurança pública do estado. Ele também sugeriu que o sistema, que já tem mais de um milhão de downloads, seja divulgado nos sites dos governos estadual e federal, bem como pela própria Assembleia Legislativa.

Debatedores acreditam na tecnologia como instrumento eficaz para melhorar a segurança pública

“O sucesso do combate à criminalidade está intimamente ligado à tecnologia”, acredita o promotor de Justiça Adriano Marmitt. Ele citou, como exemplo, o recente caso da menina raptada em um hospital de Porto Alegre, crime esclarecido rapidamente, pois a suspeita foi flagrada por câmeras de segurança. O promotor aproveitou a oportunidade para elogiar o comando integrado da segurança pública que começou a funcionar no estado a partir da Copa do Mundo de Futebol, que deve ficar como um legado do evento esportivo. Ele sugeriu ainda que a polícia possa ter mais facilidade de acesso a dados cadastrais, bem como a divulgação dos criminosos mais procurados, como acontece nos Estados Unidos.

O gestor de estatística do Sistema Nacional de Segurança Pública do estado (Sinesp/RS), Luiz Fernando Linch, destacou a importância do sistema para democratizar a informação, integrar as bases de dados e qualificar as estatísticas de violência no Brasil, com a unificação de conceitos e linguagem. Ele revelou que o estado é um dos poucos que dispõe toda sua base de dados para o sistema. “Isso demonstra o comprometimento do governo do Estado com a transparência.”

O articulador de políticas digitais da Secretaria-Geral de Governo, Uirá Porã, anunciou um projeto que prevê a integração das bases de dados estaduais. Para ele, é preciso mudar a compreensão da gestão pública como um todo. Porã afirmou que a criação de um grupo de trabalho será uma oportunidade para que diversos órgãos dialoguem sobre o uso das tecnologias pelo poder público.

O representante da Brigada Militar, Rubinei Ricardo Júnior, salientou que a ferramenta permite “uma participação mais efetiva da sociedade na segurança pública”. Já a representante do Detran/RS, Valéria Pereira da Silva, informou que o sistema tem uma interface com o banco de dados do departamento.

Sinesp Cidadão

O Sinesp Cidadão é um produto da maior plataforma tecnológica sobre segurança pública do país, o Sistema Nacional de Segurança Pública. O sistema é gerenciado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O primeiro módulo do aplicativo Sinesp Cidadão é o Consulta Veículo que permite a qualquer pessoa consultar, principalmente por meio de dispositivos móveis, se determinado veículo consta como roubado, furtado ou clonado em todo o país. A ferramenta gratuita procura facilitar o trabalho da polícia na recuperação de veículos.

A maior plataforma tecnológica sobre segurança pública no país prepara-se para disponibilizar em breve novas funcionalidades e melhorias no aplicativo.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30