Artigo
Bem mais que um tigre triste
Miki Breier* | PSB - 16:12 - 07/08/2014

Correu o mundo a imagem da tragédia ocorrida com o menino Vrajmany Fernandes Rocha, de 11 anos, na cidade de Cascavel, no estado do Paraná. Além da tristeza gerada pela cena, há também um sentimento de indignação diante dos erros e descuidos humanos, permitindo que esta brutalidade tenha ocorrido. Todos sabemos que qualquer desatenção em relação a uma criança pode ser fatal. E, certamente, maior punição para um pai ou uma mãe não há do que o seu sofrimento diante da dor de um filho. Criança precisa de muito cuidado, muita atenção e muito carinho.

Outra reflexão importante a partir desta tragédia em Cascavel é sobre o tipo de zoológicos que tradicionalmente conhecemos. Aquele tigre deveria estar ali, enjaulado, distante do seu habitat? É esta a melhor forma de nos relacionarmos com as vidas selvagens?

Protocolamos na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 411/2013, que trata sobre a adoção de nova postura em relação aos zoológicos. O que pretendemos, com a matéria que está tramitando na Casa, é instituirmos uma nova lógica, uma nova cultura na relação do humano com os animais silvestres, exóticos e selvagens, em que seja respeitado seu habitat e minimizadas as causas de estresse que resultam em comportamento agressivo.

Com propósito semelhante, de livrá-los do sofrimento, foi de nossa autoria a Lei Estadual 12.994/98, que proibiu a utilização de qualquer espécie de animais em exibição em circos. Nestes ambientes, acabou o sofrimento! Eram casos de abandono, de animais acorrentados, confinados em pequenos espaços e sem condições de higiene.

Agora, a ideia de transformar zoológicos em Centros de Proteção à Vida Animal é criar uma forma diferente para a relação entre o humano, a natureza e os animais.

A proposta surge para enriquecer e superar o conceito de jardim zoológico que, por definição, destina-se a expor para o humano, na forma de visitação, os entes do reino animal e vegetal. O objetivo é que todas as ações relativas aos animais ali residentes sejam em favor, diretamente, deles próprios. É mais uma atitude para reafirmar o nosso compromisso com a defesa e a proteção da vida em todas as suas formas.

*Deputado estadual (PSB)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30