Artigo
O Centenário de Lupicínio
Ciro Simoni* | PDT - 15:51 - 11/09/2014

Em iniciativa de grande alcance, a Assembleia Legislativa reconhece um dos mais expressivos talentos do Rio Grande do Sul, que é Lupicínio Rodrigues, artista gaúcho que completaria cem anos de existência em 2014. Através de um projeto de resolução de minha autoria foi instituído o “Ano Cultural Lupicínio Rodrigues, que assinalará a passagem do centenário”. A Semana Farroupilha na Legislativo Estadual tem destacado aspectos e segmentos da cultura rio-grandense e homenageado personalidades que colaboraram para, nas diversas áreas, formar a identidade cultural gaúcha.

Dentre os reconhecidos estão Noel Guarani, Érico Veríssimo, Cyro Martins, Guido Mondim e Simões Lopes Neto. O Ano Cultural Lupicínio Rodrigues é um reconhecimento ao artista e a seus seguidores e reverencia o ilustre poeta e compositor nascido em Porto Alegre. A “Semana Farroupilha Lupicínio Rodrigues - 100 anos”, será realizada de 14 a 20 de setembro, com a finalidade de homenagear um dos maiores artistas e compositores gaúchos de todos os tempos, Lupicínio Rodrigues.

A abertura das atividades será na segunda-feira (15), às 17h, com a instalação da exposição aberta ao público sobre a vida e a obra de Lupicínio na Galeria dos Municípios do Palácio Farroupilha. No plenário do Memorial do Legislativo, às 19h do mesmo dia, será realizado um painel denominado de “Lupicínio Rodrigues e a Identidade Cultural do Rio Grande do Sul”. A programação prevê inúmeras atividades artísticas e terá também sessão solene no Plenário do Legislativo. A programação seguirá até o dia 20 de setembro, quando serão encerradas as atividades da Semana Farroupilha com o adormecimento da Chama Crioula.

Novamente o Parlamento gaúcho demonstra o seu apreço pela diversidade cultural que caracteriza o Rio Grande do Sul e que contribui com a sociedade brasileira, com uma relevante produção artístico-cultural urbana e regional, seja na música, na dança, na literatura, nas artes plásticas, no teatro e em todas as formas artísticas.

*Deputado estadual Ciro Simoni (PDT)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30