Artigo
O Centenário de Lupicínio
Ciro Simoni* | PDT - 15:51 - 11/09/2014

Em iniciativa de grande alcance, a Assembleia Legislativa reconhece um dos mais expressivos talentos do Rio Grande do Sul, que é Lupicínio Rodrigues, artista gaúcho que completaria cem anos de existência em 2014. Através de um projeto de resolução de minha autoria foi instituído o “Ano Cultural Lupicínio Rodrigues, que assinalará a passagem do centenário”. A Semana Farroupilha na Legislativo Estadual tem destacado aspectos e segmentos da cultura rio-grandense e homenageado personalidades que colaboraram para, nas diversas áreas, formar a identidade cultural gaúcha.

Dentre os reconhecidos estão Noel Guarani, Érico Veríssimo, Cyro Martins, Guido Mondim e Simões Lopes Neto. O Ano Cultural Lupicínio Rodrigues é um reconhecimento ao artista e a seus seguidores e reverencia o ilustre poeta e compositor nascido em Porto Alegre. A “Semana Farroupilha Lupicínio Rodrigues - 100 anos”, será realizada de 14 a 20 de setembro, com a finalidade de homenagear um dos maiores artistas e compositores gaúchos de todos os tempos, Lupicínio Rodrigues.

A abertura das atividades será na segunda-feira (15), às 17h, com a instalação da exposição aberta ao público sobre a vida e a obra de Lupicínio na Galeria dos Municípios do Palácio Farroupilha. No plenário do Memorial do Legislativo, às 19h do mesmo dia, será realizado um painel denominado de “Lupicínio Rodrigues e a Identidade Cultural do Rio Grande do Sul”. A programação prevê inúmeras atividades artísticas e terá também sessão solene no Plenário do Legislativo. A programação seguirá até o dia 20 de setembro, quando serão encerradas as atividades da Semana Farroupilha com o adormecimento da Chama Crioula.

Novamente o Parlamento gaúcho demonstra o seu apreço pela diversidade cultural que caracteriza o Rio Grande do Sul e que contribui com a sociedade brasileira, com uma relevante produção artístico-cultural urbana e regional, seja na música, na dança, na literatura, nas artes plásticas, no teatro e em todas as formas artísticas.

*Deputado estadual Ciro Simoni (PDT)

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30