ARTIGO
19 de Setembro de 1835...
José Sperotto* | PTB - 12:38 - 17/09/2014

O 20 de setembro é a data máxima do povo gaúcho. No entanto, precisamos destacar, também, que o dia 19 de setembro é muito especial para o Rio Grande do Sul, pois, em 1835, os Farrapos reunidos na casa do capitão José Gomes de Vasconcelos Jardim – mais tarde presidente da República Rio-grandense –, e sob a sombra do cipreste farroupilha, em Pedras Brancas, atual município de Guaíba, decidiram tomar Porto Alegre e partiram para esse destino, iniciando a Revolução Farroupilha. Gomes Jardim, liderando 60 homens, saiu da conhecida Praia da Alegria para atravessar o rio Guaíba e unir-se às forças de Onofre Pires, que já esperavam na margem esquerda.

Depois de 179 anos, o dia 19 de setembro entra para a história. Pois desde o ano de 2011 o município de Guaíba foi declarado pela Lei nº 13.791, de minha autoria, como Berço da Revolução Farroupilha. Justa homenagem aos guaibenses e a todos os heróis que lutaram por dez anos em busca da liberdade e de menos impostos.

A história registra a vida de um povo, e os exemplos ensinam. Hoje, continuamos a saga farroupilha contra a absurda carga tributária que confisca boa parte dos salários dos gaúchos e dos brasileiros. Além disso, vivemos em tempos de desvios e corrupções desmedidas. Recursos em volumes espetaculares sendo desviados do que deveria ser público para locupletar bolsos particulares. Dinheiro que serviria para realizar obras de infraestrutura, como a segunda ponte do Guaíba e a duplicação das BRs 116 e 290 na Metade Sul. Recursos que faltam para a construção de hospitais e escolas.

Por isso, é necessário que o dia 19 de setembro seja um novo marco na luta por melhores condições de vida para todos os brasileiros. Assim, a Revolução Farroupilha não terá sido em vão. Como os farrapos pensavam nas gerações sucedâneas, é nosso dever batalhar para que a redução dos impostos aconteça o mais rápido possível. Chega de tanta ganância pelo suado dinheiro do trabalhador!



*Deputado Estadual/PTB e autor da Lei 13.791/2011

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30