BALANÇO 2014
Comissão de Segurança e Serviços Públicos promoveu 17 audiências públicas
Cristiane Vianna Amaral - MTE 8685 | Agência de Notícias - 09:31 - 14/01/2015 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Pedro Belo Garcia
Audiência pública tratou da carga horária dos técnicos penitenciários
Audiência pública tratou da carga horária dos técnicos penitenciários

Em 2014, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos cumpriu sua missão de debater assuntos relativos à organização do Estado. Apesar da diversidade de temas, a questão da segurança pública foi destaque, segundo o presidente do órgão técnico, Nelsinho Metalúrgico (PT). Ao longo do ano, foram apreciados 24 pareceres a matérias que tramitaram no parlamento. Destas, 16 foram aprovados e oito foram rejeitados pelo órgão técnico.

Das 17 audiências públicas realizadas ao longo do ano, sete trataram deste tema, com enfoque no efetivo da Polícia Civil, na situação do Departamento de Criminalística (IGP), na carga horária dos técnicos superiores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), na utilização das novas tecnologias, nos assaltos em frente às escolas, na segurança no Vale dos Sinos e na nomeação dos aprovados no concurso da Susepe.

A comissão organizou ainda o seminário intitulado O Legado da Copa para a Política de Segurança em Eventos Esportivos. “Hoje temos o Centro Integrado de Comando e Controle servindo à população”, afirma Nelsinho. Além da estrutura institucional e das novas tecnologias, o centro propiciou a integração entre as polícias.

Previdência, infraestrutura, situação do IPE-Saúde, prevenção contra incêndios, reformulação da Lei da Solidariedade e vale-refeição dos servidores públicos foram outros temas abordados em audiências públicas.

Em reunião extraordinária, foi realizada a arguição pública de Eleonora Martins, indicada pelo governador Tarso Genro para compor o Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Cumprindo seu papel fiscalizador, o colegiado recebeu o secretário de Educação, José Clóvis de Azevedo, e o ex-secretário de Obras Públicas, Luis Carlos Busato, para falar sobre a Operação Kilowatt, que tratou de irregularidades em reformas de escolas. A comissão ouviu ainda representantes do movimento "Acadepol Já", candidatos aprovados no concurso para a Polícia Civil que reivindicavam sua integração aos quadros do estado.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30