HOMENAGEM
Ivo Nesralla recebe Medalha do Mérito Farroupilha do presidente da Assembleia
Cristiane Vianna Amaral - MTE 8685 | Agência de Notícias - 08:43 - 28/01/2015 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 - Foto: Vinicius Reis
Presidente da AL destacou inteligência e ousadia do homenageado
Presidente da AL destacou inteligência e ousadia do homenageado

Ivo Abrahão Nesralla recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha das mãos do presidente da Assembleia, deputado Gilmar Sossella (PDT), no final da tarde de terça-feira (27) no Salão Júlio de Castilhos. Dr. Ivo Nesralla, como é conhecido, é natural de Porto Alegre e um pioneiro na área da cirurgia cardiovascular.

O médico agradeceu a todos que contribuíram para sua trajetória. “Nada vence a força do trabalho”, sentenciou. Já o presidente da Casa destacou a inteligência e a ousadia do homenageado de “mãos habilidosas”, responsáveis por salvar muitas vidas. “Nesralla é uma unanimidade entre os gaúchos”, afirmou Sossella.

Nesralla idealizou e implantou o serviço de cirurgia cardiovascular no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, uma experiência que ultrapassa 200 transplantes cardíacos. Atualmente, é diretor-presidente da Fundação Universitária de Cardiologia.  

Em 1970, realizou a primeira cirurgia de revascularização do miocárdio com ponte de veia de safena no estado. Já em 1973, empregou pela primeira vez no Brasil a técnica da hipotermia profunda, parada circulatória total para correção de defeito congênito complexo em crianças de baixo peso.

Na década de 1980, foi pioneiro em transplantes cardíacos no país na era da ciclosporina, substância que reduz a probabilidade de rejeição em órgãos transplantados. Na mesma década, foi aprovado através de concurso público para a vaga de professor titular de cirurgia do Departamento de Cirurgia Cardiovascular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em 1999, colocou o primeiro coração elétrico implantável no Brasil, fato que teve grande repercussão em todo o continente americano. No ano seguinte, realizou a primeira cirurgia com uso da técnica robótica na América Latina.

Além de sua grande produção de trabalhos técnicos publicados, inclusive internacionais, Nesralla também tem livros para leigos.

Nesralla também tem destacada atuação na área cultural. Em 1983, foi convidado pelo governador Jair Soares a presidir a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), permanecendo até 1991, retornando em 2003, função que cumpre até hoje. Também foi presidente da Bienal de Artes Visuais do Mercosul por quatro anos.

Devido a sua grande importância de seu trabalho e atuação na área cultural, Nesralla é Cidadão Emérito de Porto Alegre. Em 2001, recebeu do presidente Fernando Henrique Cardoso a comenda Ordem do Mérito Médico e Cultural.

A homenagem contou com a apresentação dos músicos da Ospa Elsdor Lenhart, Sandro Wassem, Milton Bock e Gabriela Villanova.

Prestigiaram a cerimônia o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco José Moesch; o secretário-adjunto da Cultura, André Kryszczun; o deputado constituinte Sanchotene Felice e representantes de entidades das áreas médica e cultural, além de parentes, amigos e admiradores.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Presidência

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
22/10/2021 15:00 Semana AL em 60 segundos
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, DESPORTO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE ECONOMIA, DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E DO TURISMO
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30