ARTIGO
O Dia da Mulher e seu real significado
Zé Nunes* | PT - 15:00 - 06/03/2015

O Dia Internacional da Mulher, foi instituído no II Congresso Internacional de Mulheres Socialistas, no ano de 1910, em Copenhague. Sua comemoração passou a ser no dia 8 de março, somente em 1921, a partir da Conferência de Mulheres Comunistas, para relembrar a trajetória das mulheres na história da Revolução Russa. Esta data é marcada pela reivindicação das operárias por melhores condições de trabalho. Um dos fatos mais marcantes deste período, foi um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova Iorque, onde morreram 145 pessoas.

Ao longo desses anos, as mulheres vêm ocupando os mais diversos setores no mundo do trabalho, em funções consideradas tipicamente masculinas, seja na economia, nas engenharias, e nas tecnologias, passando a reivindicar, legitimamente, os espaços políticos. Mas somente sua presença não basta. Michelle Bachelet, presidenta do Chile, disse a seguinte frase: “Quando uma mulher entra na política, muda a mulher. Quando muitas mulheres entram na política, muda a política”. Por essa razão, é preciso que tenhamos cada vez mais mulheres comprometidas com o enfrentamento das desigualdades ainda existentes, fortalecendo a construção de novas relações e de novos comportamentos, sempre em defesa dos direitos iguais para todos e todas. Várias mulheres já estão se destacando, ocupando cargos de alta relevância e desempenhando com muita competência a sua função. 

Nesta dia 8, presto minha homenagem àquelas que diariamente trilham novos caminhos, enfrentando pesados obstáculos. Às mulheres, com toda sua diversidade, sendo elas professoras, operárias, agricultoras, secretárias, pescadoras, estudantes, filhas, mães e avós, e até presidentas, para que possam construir uma nova cidade, um novo estado, um novo país. Presto minha homenagem àquelas que sabem conquistar seus espaços com coragem, determinação e dignidade.

Reafirmo, portanto, o compromisso de nosso mandato com políticas e ações que representam as principais bandeiras de lutas do movimento feminista, e que são extremamente significativas para a melhoria da qualidade de vida das mulheres, resultando em melhores condições para toda sociedade.

* Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30