ARTIGO
Ser responsável é apresentar soluções
Stela Farias* | PT - 17:23 - 09/03/2015
O PMDB governou o RS com Simon, Britto, Rigotto e Yeda. Conhece as dificuldades estruturais das finanças do Estado e tem responsabilidade por elas. O governador Sartori não pode dizer que não sabia. Ao contrário do que alegam, reconhecemos a derrota, mas cobramos dos vencedores, que não apresentaram um programa claro durante a campanha: comecem a governar. Já faz quatro meses, desde a vitória na eleição e, até agora, nenhum projeto apresentado.
 
Ter responsabilidade com os gaúchos é ir em busca de soluções para os problemas. Já antes de assumir, o governador Tarso tinha encaminhado meios de financiar os investimentos que os gaúchos precisavam, especialmente na infraestrutura. Obras e serviços não podem esperar que o déficit de 40 anos seja zerado. A caravana da lamentação, que o atual governo cogita fazer, serve só para ganhar tempo e tentar jogar a responsabilidade sobre o governo anterior. Usamos os depósitos judiciais no pagamento de precatórios, RPVs e para cumprir com o mínimo constitucional de 12% na saúde, pela primeira vez na história. Era isto ou a dívida seria com quem precisa de melhor atendimento nos hospitais e com os que esperam receber seus créditos. Aumentamos a receita em R$ 6 bi. Viabilizamos o Plano Safra Gaúcho, que contribuiu com o esforço de nossos produtores em obter sucessivos recordes de safra. Também conseguimos atrair R$ 30 bi em investimentos públicos e privados. Reajustamos salários, recuperamos estruturas deterioradas, pagamos salários em dia. Sem lamentações. Lideramos o processo de renegociação da dívida com a União, cobramos créditos, deixamos recursos em caixa e convênios em condições de ser executados. Ao atual governo cabe apontar se foram mal empregados esses recursos e, além disto, dizer como seria a vida dos gaúchos se nossa decisão fosse a do queixume, do não se pode fazer nada. Cumprimos nosso compromisso de informar como fizemos e como faríamos. Governar com recursos abundantes seria fácil. Precisamos, reconhecido o déficit estrutural, de atitudes que apontem para a continuidade do desenvolvimento do RS. Com coragem e determinação.
 
*Vice-líder da bancada do PT
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30