ARTIGO
Ser responsável é apresentar soluções
Stela Farias* | PT - 17:23 - 09/03/2015
O PMDB governou o RS com Simon, Britto, Rigotto e Yeda. Conhece as dificuldades estruturais das finanças do Estado e tem responsabilidade por elas. O governador Sartori não pode dizer que não sabia. Ao contrário do que alegam, reconhecemos a derrota, mas cobramos dos vencedores, que não apresentaram um programa claro durante a campanha: comecem a governar. Já faz quatro meses, desde a vitória na eleição e, até agora, nenhum projeto apresentado.
 
Ter responsabilidade com os gaúchos é ir em busca de soluções para os problemas. Já antes de assumir, o governador Tarso tinha encaminhado meios de financiar os investimentos que os gaúchos precisavam, especialmente na infraestrutura. Obras e serviços não podem esperar que o déficit de 40 anos seja zerado. A caravana da lamentação, que o atual governo cogita fazer, serve só para ganhar tempo e tentar jogar a responsabilidade sobre o governo anterior. Usamos os depósitos judiciais no pagamento de precatórios, RPVs e para cumprir com o mínimo constitucional de 12% na saúde, pela primeira vez na história. Era isto ou a dívida seria com quem precisa de melhor atendimento nos hospitais e com os que esperam receber seus créditos. Aumentamos a receita em R$ 6 bi. Viabilizamos o Plano Safra Gaúcho, que contribuiu com o esforço de nossos produtores em obter sucessivos recordes de safra. Também conseguimos atrair R$ 30 bi em investimentos públicos e privados. Reajustamos salários, recuperamos estruturas deterioradas, pagamos salários em dia. Sem lamentações. Lideramos o processo de renegociação da dívida com a União, cobramos créditos, deixamos recursos em caixa e convênios em condições de ser executados. Ao atual governo cabe apontar se foram mal empregados esses recursos e, além disto, dizer como seria a vida dos gaúchos se nossa decisão fosse a do queixume, do não se pode fazer nada. Cumprimos nosso compromisso de informar como fizemos e como faríamos. Governar com recursos abundantes seria fácil. Precisamos, reconhecido o déficit estrutural, de atitudes que apontem para a continuidade do desenvolvimento do RS. Com coragem e determinação.
 
*Vice-líder da bancada do PT
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30