PRODUÇÃO RURAL
Brito: audiência aponta importância da pesquisa no aumento da produção agropecuária
Rafaela Redin - MTE 17141 | PP - 18:15 - 30/04/2015 - Foto: Pedro Belo Garcia
Incentivo financeiro e orçamentário, bem como abertura de concurso público, integração das instituições e organização para divulgação são as principais demandas do setor da pesquisa agropecuária do Estado. As reivindicações foram apontadas durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa. A informação é do deputado Adolfo Brito (PP), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, órgão técnico que promoveu o encontro. 

De acordo com Brito, proposta pelos deputados Zilá Breitenbach (PSDB) e Gabriel Souza (PMDB), o objetivo da audiência foi debater a pesquisa e a difusão de tecnologia no Estado para a realização de atividades focadas na realizada e nas demandas regionais dos diferentes sistemas produtivos, além da agregação de valor às matérias-primas agropecuárias. Atualmente, há 21 entidades de pesquisa em 18 estados do Brasil, mais de 290 laboratórios e 2,8 mil pesquisas em andamento, informou o deputado após a reunião.  

Ainda segundo Brito, é preciso fazer ainda mais pelo desenvolvimento dos projetos, pois, como observado pelo secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Iberê de Mesquita Orsi, “o Rio Grande do Sul e o país já esgotaram as fronteiras da produção”, só conseguindo aumentar a produtividade com a pesquisa.

Entre entidades representativas do setor, lideranças municipais e estaduais, estiveram presentes: o secretário-adjunto da SDR, Iberê de Mesquita Orsi; o diretor-geral da Secretaria de Agricultura, André Petry; o diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Adoralvo Antonio Schio; o diretor técnico da Fepagro, Carlos Alberto Oliveira; o representante da Associação dos Servidores de Pesquisa Agropecuária, Samuel Mazzinghy Alvarenga; o presidente do Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), Florindo Dalberto; o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Sergio Renan Silva Alves; e representantes de entidades, como SENGE, SIMVET, OCERGS, UERGS e Emater. 

Além disso, a audiência contou com os deputados da Comissão de Agricultura, presidente Adolfo Brito (PP); Zilá Breitenbach (PSDB); Gabriel Souza (PMDB); Elton Weber (PSB); e Regina Becker Fortunati (PDT).
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Agricultura e Cooperativismo

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30