COMISSÃO
Bancada do PT garante realização de audiências públicas para discutir crise na Segurança no RS
Roger da Rosa - MTE 6956 | PT - 15:36 - 14/05/2015 - Foto: Stephanie Gomes

A Bancada do PT na Assembleia Legislativa garantiu na Comissão de Segurança e Serviços Públicos a aprovação de duas audiências importantes, durante reunião realizada nesta quinta-feira (14). Uma vai contar com a presença do secretário de Segurança do Estado, que será convidado a explicar qual a situação desta área no Rio Grande do Sul e quais propostas o governo tem para reduzir a crise pela qual passa a Segurança Pública.

Outra audiência aprovada terá como objetivo debater a situação do Sistema Prisional do Estado. Serão convidados para esta discussão representantes do Poder Judiciário, o secretário estadual de Segurança, o Comando da Brigada Militar, a Superintendência da Susep, o Ministério Público Estadual, a Diretoria do Presídio Central de Porto Alegre, Diretor da PASC e outras entidades relacionadas ou interessadas no tema.

Presidente da Comissão, o deputado Nelsinho Metalúrgico, autor da proposta de audiência para discutir o sistema prisional, afirmou que são temas delicados neste momento, em que a criminalidade aumenta e o efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil diminuem. “Há urgência em ouvirmos do secretário quais são os planos do governo sobre temas que assustam a população do Estado”, afirmou o deputado.

Membro da Comissão, o deputado Valdeci Oliveira (PT) disse que são temas preocupantes levantados pela sociedade. “Vamos aguardar a data da vinda do secretário para fazermos um grande debate e que o Estado possa trazer à Assembleia quais são os encaminhamentos que estão sendo feitos para diminuir a grave situação da Segurança no Rio Grande do Sul.”

Polêmica

A Comissão rejeitou o requerimento da deputada Stela Farias (PT), que pretendia ouvir em audiência pública o presidente da FEE (Fundação de Economia e Estatística do Estado), economista Igor Morais, o secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento Regional e entidades representativas do movimento de mulheres. A proposta era obter esclarecimentos sobre a utilização da Fundação para divulgação de pontos de vista ideológicos e alheios ao interesse do Estado, conforme pesquisa divulgada pelo presidente da entidade na semana passada. O requerimento sugeria, também, que Morais se explicasse sobre as manifestações preconceituosas que fez em seu perfil pessoal no Facebook, quando compartilhou uma imagem de uma mulher negra segurando um acessório que imita um pênis com legenda aludindo à felicidade dos brasileiros com o programa Bolsa Família.

A base governista na Comissão rejeitou o pedido desta audiência. Durante a discussão, que gerou polêmica entre os deputados de oposição e governistas, a deputada Miriam Marroni (PT) defendeu a proposta, pois a deputada Stela Farias não estava presente por estar em licença de saúde. Miriam disse que a manifestação do presidente da FEE é uma vergonha para o Rio Grande do Sul. “Não é um cidadão qualquer, mas alguém que dirige uma instituição de Estado. Com este tipo de postura, como ele vai avaliar a sua equipe”, questionou a deputada que pede a saída de Morais do cargo.

Nelsinho Metalúrgico lamentou a decisão dos deputados que votaram a favor da rejeição. “Perdemos a oportunidade de ouvir mais detalhes sobre a pesquisa, que não é uma unanimidade, e a respeito da postagem totalmente inadequada na Internet feita pelo presidente da FEE.” Ele espera que a proposta volte a ser encaminhada em outro momento na própria Comissão.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30