SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Comissão aprova novo nome para o Conselho Superior da Agergs
Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 11:23 - 21/05/2015 - Edição: Celso Bender - MTE 5771 - Foto: Juarez Junior
A comissão é presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT)
A comissão é presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT)

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quinta-feira (21), o parecer favorável do deputado Maurício Dziedricki (PTB) ao requerimento do governador do Estado, José Ivo Sartori, indicando Alcebíades Adil Santini para compor o Conselho Superior da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).

Santini representará os consumidores no órgão pelos próximos quatro anos. “O nome apresentado pelo Executivo reúne todas as condições técnicas, administrativas e gerenciais para compor o conselho da Agergs”, concluiu o parlamentar em seu parecer.

Santini é funcionário aposentado do Ministério da Justiça. Formado em Administração de Empresas, possui pós-graduação em Terceiro Setor e Economia Agrícola, entre outras áreas. Já desempenhou funções em diversos órgãos federais, tendo ocupado o cargo de Secretário de Administração do Ministério da Justiça.

Atualmente, preside o Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor, que reúne mais de 70 entidades e é responsável pela criação do Comitê de Combate à Adulteração de Combustíveis, do Comitê das Órteses e Próteses, Comitês de Alimentos e o Comitê da Construção Civil, instâncias de lutas de interesses coletivos.

Eleição direta
Desta vez, o representante dos consumidores não foi escolhido a partir de uma lista tríplice. Santini foi eleito pelo voto direto dos integrantes do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor. Concorreu com outros cinco candidatos, obtendo nove de um total de quinze votos.

Em sua arguição, disse acreditar na “construção pedagógica de soluções para evitar a instalação de conflitos”, mas quando isso não é possível é adepto da filosofia da “mudança pelo amor ou pela dor”. “O ser humano pode mudar pelo amor ou pela dor. Quando a primeira opção não funciona, mexer no bolso pode ser uma alternativa”, afirmou numa referência a penalizações que envolvem pagamentos de multas.

O presidente da Comissão, Nelsinho Metalúrgico (PT), afirmou, no final da reunião, que o nome indicado para Agergs tem um currículo extenso e qualificado. “Os consumidores estarão muito bem representados no órgão”, frisou.

A mesma opinião foi compartilhada pelos deputados Miriam Marroni (PT), Juliano Roso (PCdoB), Gerson Borba (PP) e Marcel van Hatten (PP). “Acredito que o novo conselheiro contribuirá para uma atuação mais firme da Agergs em áreas como a da energia elétrica, por exemplo. O que se quer é que a lei seja cumprida”, resumiu Borba.

A indicação de Santini ainda será apreciada em plenário pelo conjunto dos deputados.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30