ARTIGO
Meio Ambiente
Gerson Borba* | PP - 09:29 - 08/06/2015
Esta semana é dedicada ao meio ambiente. Uma semana para refletirmos sobre o habitat em que vivemos, pois, ao contrário do que muitos pensam, não é só de florestas que está composto o planeta, e nem tampouco é só pelos animais as lutas diárias de ambientalistas. O objetivo é a preservação da vida.  Nos últimos anos temos avançado significativamente na consciência ambiental. Já temos em muitos municípios e Estados nos currículos escolares o estudo relacionado a este tema, o que nos dá uma boa perspectiva para o futuro. Porém, o problema está no presente, ou seja, o que ficará para a próxima geração.
 
A ganância de alguns empresários inescrupulosos, somada a administrações públicas irresponsáveis e agentes políticos sem compromisso, está destruindo as condições mínimas de sobrevivência na terra. Populações são exploradas e obrigadas a viver sem água potável e esgoto, entre outras condições deploráveis. As mudanças e os fenômenos climáticos têm se acelerado nos últimos anos e demonstrado a atuação sem limites do ser humano, servindo como alerta da necessidade de mudarmos a nossa forma de convivência com a natureza. O município de São Leopoldo, em vários momentos, virou as costas para o seu rio. Boa parte de seu território foi desmatado, fruto do crescimento populacional e desenvolvimento da cidade e da região metropolitana. Homens e mulheres levantaram a bandeira da preservação, mesmo assim não foi o suficiente para que catástrofes deixassem de acontecer e que ainda hoje a poluição continue a maltratar o nosso ambiente.
 
Entidades e pessoas serão homenageadas nesta semana por sua luta em defesa de um espaço melhor para que todos possam viver com qualidade, entre eles, o nosso eterno prefeito Henrique Prieto, um ser humano incrível, que dedicou a sua vida em defesa do Rio dos Sinos. Que, em fotos, apresentou o sofrimento e as belezas de um dos principais mananciais da região responsável pela sobrevivência de milhões de pessoas e de cidades abastecidas pelas suas águas. Tenho afirmado, em muitas falas em espaços que participo como deputado, desenvolvendo o meu trabalho no Rio Grande do Sul, que no momento em que discutimos tantas reformas que o Brasil necessita, a mais importante é a “Reforma do Ser Humano”.
 
* Deputado Estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30