A Assembleia Legislativa instalou, na tarde desta quarta-feira (17), a Frente Parlamentar em Defesa da Pesquisa Agropecuária Gaúcha, a ser presidida pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB).
Na cerimônia, ocorrida no Salão Júlio de Castilhos, a deputada Zilá destacou as prioridades da Frente, com a finalidade, entre outras, de melhor "difundir a tecnologia no setor agropecuário e tornar a pesquisa muito visível no Rio Grande do Sul". A Frente Parlamentar deverá realizar nove audiências públicas no interior do Estado, a partir de julho, a começar por Lajeado.
Durante a solenidade, destacaram a importância da nova Frente Parlamentar, o secretário-adjunto da Agricultura, André Petry da Silva; Carlos Alberto Oliveira, diretor-técnico da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) e Samuel Alvarenga, presidente da Associação dos Servidores da Pesquisa Agropecuária.
Prestigiaram a cerimônia, os deputados Adilson Troca (PSDB), Ciro Simoni (PDT), Valdir Zanchin (PMDB), Aloísio Classmann (PTB), Maurício Dziendrick (PTB) e Ronaldo Santini (PTB). Igualmente compareceram, Clódio Andrade Filho, pró-reitor de Pesquisa da Uergs; Clício Golim, assessor jurídico da Ocergs, e Mário Nascimento, da Famurs, além de servidores da Fepagro e convidados.