ARTIGO
Educação Sexual: de quem é a responsabilidade?
Liziane Bayer * | PSB - 12:00 - 25/06/2015

Quem educa a criança é a família, os pais. Quem escolhe e sabe o modo e o tempo certo de abordar a sexualidade com a criança também é a família, independente do conceito de família. Porém, neste momento, está para ser votado na Assembleia Legislativa do RS, o Plano Estadual da Educação, que prevê a transferência de mais essa responsabilidade e direito, de educação dos nossos filho, para a escola.

Em 2014, o Congresso, consciente deste equívoco, aprovou a proposta do Conselho Nacional da Educação e retirou do Plano Nacional de Educação, que serve como base para a elaboração dos planos estaduais, este tema polêmico que trata da “ideologia de gênero”. Entretanto, o governo federal defensor da tal ideologia vem “vendendo” a ideia de que o item foi mantido e deve ser meta obrigatória nos planos estaduais e municipais.

Teóricos da ideologia de gênero afirmam que ninguém nasce homem ou mulher, mas que cada indivíduo deve construir sua própria identidade ao longo da vida, isto é, seu gênero. Homem e mulher, portanto, seriam apenas papéis sociais flexíveis, que cada um representaria como e quando quisesse. Um “sexo versátil”, contrariando o que a biologia determina como masculino e feminino. Assim, segundo os defensores desta ideologia, estariam resolvidas algumas desigualdades sociais entre homens e mulheres.

O mais preocupante neste processo é que caso seja aprovada a proposta, será ensinado nas escolas que nossos filhos não são meninos e meninas conforme sempre pregou a ciência, a família e a tradição.  Nossa crianças passarão a receber cartilhas e materiais didáticos com uma nova filosofia de sexualidade, ignorando o direito dos pais de orientar e educar seus filhos.

Por fim, cabe ressaltar que é garantido, por meio da Constituição Federal, que a família seja protegida pelo Estado e que cabe aos pais criar, assistir e educar os filhos menores. Concluo fazendo esse alerta à sociedade e à família. Preserve e lute pelo seus direitos. A família educa, a escola transmite conhecimento!

* Deputada estadual - PSB/RS

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30