ARTIGO
Educação Sexual: de quem é a responsabilidade?
Liziane Bayer * | PSB - 12:00 - 25/06/2015

Quem educa a criança é a família, os pais. Quem escolhe e sabe o modo e o tempo certo de abordar a sexualidade com a criança também é a família, independente do conceito de família. Porém, neste momento, está para ser votado na Assembleia Legislativa do RS, o Plano Estadual da Educação, que prevê a transferência de mais essa responsabilidade e direito, de educação dos nossos filho, para a escola.

Em 2014, o Congresso, consciente deste equívoco, aprovou a proposta do Conselho Nacional da Educação e retirou do Plano Nacional de Educação, que serve como base para a elaboração dos planos estaduais, este tema polêmico que trata da “ideologia de gênero”. Entretanto, o governo federal defensor da tal ideologia vem “vendendo” a ideia de que o item foi mantido e deve ser meta obrigatória nos planos estaduais e municipais.

Teóricos da ideologia de gênero afirmam que ninguém nasce homem ou mulher, mas que cada indivíduo deve construir sua própria identidade ao longo da vida, isto é, seu gênero. Homem e mulher, portanto, seriam apenas papéis sociais flexíveis, que cada um representaria como e quando quisesse. Um “sexo versátil”, contrariando o que a biologia determina como masculino e feminino. Assim, segundo os defensores desta ideologia, estariam resolvidas algumas desigualdades sociais entre homens e mulheres.

O mais preocupante neste processo é que caso seja aprovada a proposta, será ensinado nas escolas que nossos filhos não são meninos e meninas conforme sempre pregou a ciência, a família e a tradição.  Nossa crianças passarão a receber cartilhas e materiais didáticos com uma nova filosofia de sexualidade, ignorando o direito dos pais de orientar e educar seus filhos.

Por fim, cabe ressaltar que é garantido, por meio da Constituição Federal, que a família seja protegida pelo Estado e que cabe aos pais criar, assistir e educar os filhos menores. Concluo fazendo esse alerta à sociedade e à família. Preserve e lute pelo seus direitos. A família educa, a escola transmite conhecimento!

* Deputada estadual - PSB/RS

 

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30