ARTIGO
O RS precisa do transporte hidroviário de passageiros e cargas
Pedro Ruas* | PSOL - 09:03 - 13/07/2015
A deficiência na oferta de transporte público, e sobretudo os altos preços das tarifas desse serviço essencial à população usuária, é um dos motivos pelos quais propus a criação de uma Subcomissão de Transporte Hidroviário na Comissão Permanente de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A referida Subcomissão foi aprovada pelos deputados membros, e, na condição de relator, já tracei um cronograma com o objetivo de ouvir autoridades que tenham interesse em diversificar a oferta de transporte à sociedade gaúcha.

Como vereador acompanhei, debati e propus soluções para melhoria no transporte coletivo em Porto Alegre. Criei, por lei, a exigência do transporte hidroviário na Capital e me sinto à vontade para trazer esse debate ao plano estadual. Constatei que o usuário de transporte coletivo, não apenas o de Porto Alegre, é um refém de uma única modalidade de transporte coletivo, que é operado por via terrestre. São muitas as queixas e demandas que recebo na Assembleia Legislativa, provavelmente porque sempre me dispus ao enfrentamento com as empresas rodoviárias de transporte coletivo, cartelizadas e oligopolizadas em prejuízo da população em geral.

Me pergunto: Como viajavam nossos antepassados, sem estradas regulares, sem pontes, sem rodovias? O certo é que eles viajaram e criaram ao longo dos rios várias cidades que, com suas histórias, nos respondem a pergunta. Com a infinidade de rios que temos no RS, nossos antepassados criaram um Estado que tem orgulho de suas raízes, de sua força. Isso tudo aconteceu através do transporte por suas águas e depois pela via férrea. A estrada de ferro, por determinação da Ditadura Militar nos anos 70, foi abandonada. Não mais servia e só o que contava era o asfalto, a indústria de autopeças. Os mananciais hídricos nunca mais tiveram qualquer atenção, estão assoreados. Quando fiz o projeto de lei para o transporte hídrico em Porto Alegre, visitei a Europa, onde verifiquei que, a cada 10 quilômetros de rios, existem embarcações levando passageiros e cargas. O que nos impede de fazer o mesmo? A Subcomissão de Transportes Hídricos vai ajudar a encontrar a resposta.
 
* Deputado Estadual, líder da bancada do Psol
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