COMISSÃO DA AVIAÇÃO REGIONAL
Frederico Antunes leva a Comissão da Aviação para Rio Grande
Árima Corletto - MTE 8891 | PP - 11:12 - 14/07/2015 - Foto: Cristiano Guerra

Rio Grande mobilizada pela retomada dos voos regionais e a conquista de ligações inter-regionais

O deputado Frederico Antunes (PP), presidente da Comissão da Aviação Regional da Assembleia Legislativa, comandou a audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (13) na cidade de Rio Grande. O parlamentar destacou a necessidade da integração dos modais aeroviário, naval e ferroviário, bem como o incentivo aos negócios dos aeroclubes e a união com Pelotas para o desenvolvimento de uma única região metropolitana.

Privilegiado por sua localização geográfica e considerado um dos mais importantes portos do continente americano, o Super Porto de Rio Grande, no sul do Estado, gera uma demanda de transporte e negócios que hoje não é atendida pela aviação civil na cidade. Por isso, a retomada dos voos regulares no aeroporto de Rio Grande, que parou de operar há dois anos, é um clamor de toda a comunidade do município que está mobilizada pela retomada das rotas comerciais regionais e também pela criação de ligações áreas inter-regionais. Esta foi uma das principais conclusões da Audiência Pública da Comissão Especial da Aviação Civil Regional, da Assembleia Legislativa, na manhã desta segunda, 13 de julho.

Após visita ao aeroporto Gustavo Craemer, o presidente da Comissão Frederico Antunes, abriu os trabalhos na Câmara de Vereadores, fazendo uma breve apresentação do Plano Nacional da Aviação Regional, do Governo Federal e na sequência, passou a palavra à diretora do Departamento Aeroportuário do Governo do Estado, Lígia Barreto Alves.

A diretora destacou que dos R$ 49,4 milhões de investimentos previstos na infraestrutura para o aeroporto de Rio Grande, estão a ampliação da área de segurança nas cabeceiras da pista, novo terminal de passageiros, hangar das aeronaves, seção contra incêndios, instrumentos de navegação, além de planos de proteção do entorno e zoneamento de ruído.

Contudo, a diretora alertou que mesmo não necessitando de desapropriações de imóveis para a execução das obras, é preciso cuidado para que a urbanização próxima do aeroporto não inviabilize a ampliação da pista, que está preparada para receber aeronaves Airbus 319. Segundo ela, o aeródromo Gustavo Craemer  já está com o anteprojeto autorizado e aguarda o licenciamento ambiental. O delegatário é o Governo do Rio Grande do Sul. Antes da empresa NHT/Brava, cancelar os voos diários em dezembro de 2013, o aeroporto de Rio Grande operava mais de 2300 voos por ano e movimentava cerca de 13.700 passageiros.

Outros pontos apontados por lideranças políticas e empresariais, durante a audiência, como determinantes para a retomada dos voos regionais: instalação de um rádio operador, isenções fiscais para a compra de aeronaves que sirvam para incentivar os negócios do aeroclube, interligação com os modais naval e ferroviário, políticas públicas para a integração e o desenvolvimento de Rio Grande e Pelotas como uma única região metropolitana e a redução do custo das passagens aéreas, que foi destacado como a principal causa pela baixa procura dos voos e que provocou o cancelamento das rotas regionais por parte da companhia aérea.

A mesa dos trabalhos foi composta pelos deputados Frederico Antunes, Catarina Paladini (PSB) e Adilson Troca (PSDB); a diretora do departamento Aeroportuário do Estado, Ligia Barreto Alves; Daniel Cougo Cardoso, secretário Adjunto de Planejamento representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer e Thiago Gonçalves, presidente da Câmara Municipal.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30