ARTIGO
Ensino para qualificar o campo
Sérgio Turra* | PP - 10:26 - 15/07/2015

A educação é fundamental para quem busca uma boa posição no mercado de trabalho. Pesquisas mostram que há um aumento de cerca de 14% no salário do trabalhador para cada ano a mais de escolaridade. E para quem procura melhor colocação no campo, o quadro não é diferente.

Isso é ainda mais importante quando falamos dos jovens. São eles que darão continuidade aos negócios familiares e, por isso, precisam de um ensino de qualidade. Vejamos o cenário gaúcho: os números da Secretaria Estadual de Educação mostram um crescimento de 14% nas matrículas das escolas técnicas rurais entre 2012 e 2014. Os números são positivos, é claro; mas podemos e precisamos avançar mais.

Hoje, há um déficit de escolas para atender à demanda crescente. Também é preciso qualificar a infraestrutura do interior, sintonizando-a com as necessidades dos jovens do século 21. Em tempos de grave crise econômica, investir na educação para o campo deve ser prioridade para manter o setor primário em evolução.

Com o ensino técnico, o que é aprendido na escola é aplicado em seguida na terra. Em alguns casos, os próprios filhos ensinam novas técnicas aos seus pais, multiplicando o conhecimento. Além disso, a educação combate o êxodo rural. Com formação sólida, os jovens se capacitam para tocar as propriedades, dando sequência aos negócios que vêm de várias gerações. Assim, ficam em seus municípios, onde geram renda e oportunidades.

O Governo do Estado e a União precisam destinar mais recursos para as escolas rurais. Essa é uma de minhas bandeiras na Assembleia Legislativa – e deve ser uma luta de todos os gaúchos. Afinal, mais educação significa mais força para o campo e para o nosso Rio Grande.

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30