ARTIGO
Ensino para qualificar o campo
Sérgio Turra* | PP - 10:26 - 15/07/2015

A educação é fundamental para quem busca uma boa posição no mercado de trabalho. Pesquisas mostram que há um aumento de cerca de 14% no salário do trabalhador para cada ano a mais de escolaridade. E para quem procura melhor colocação no campo, o quadro não é diferente.

Isso é ainda mais importante quando falamos dos jovens. São eles que darão continuidade aos negócios familiares e, por isso, precisam de um ensino de qualidade. Vejamos o cenário gaúcho: os números da Secretaria Estadual de Educação mostram um crescimento de 14% nas matrículas das escolas técnicas rurais entre 2012 e 2014. Os números são positivos, é claro; mas podemos e precisamos avançar mais.

Hoje, há um déficit de escolas para atender à demanda crescente. Também é preciso qualificar a infraestrutura do interior, sintonizando-a com as necessidades dos jovens do século 21. Em tempos de grave crise econômica, investir na educação para o campo deve ser prioridade para manter o setor primário em evolução.

Com o ensino técnico, o que é aprendido na escola é aplicado em seguida na terra. Em alguns casos, os próprios filhos ensinam novas técnicas aos seus pais, multiplicando o conhecimento. Além disso, a educação combate o êxodo rural. Com formação sólida, os jovens se capacitam para tocar as propriedades, dando sequência aos negócios que vêm de várias gerações. Assim, ficam em seus municípios, onde geram renda e oportunidades.

O Governo do Estado e a União precisam destinar mais recursos para as escolas rurais. Essa é uma de minhas bandeiras na Assembleia Legislativa – e deve ser uma luta de todos os gaúchos. Afinal, mais educação significa mais força para o campo e para o nosso Rio Grande.

*Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO ESPECIAL PREVIDÊNCIA PÚBLICA
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30