ARTIGO
São Leopoldo: 191 anos de imigração alemã
Gerson Borba* | PP - 15:37 - 27/07/2015
Celebramos no dia 25 de julho os 191 anos da Imigração Alemã no Brasil. E foi na nossa querida São Leopoldo que desembarcaram os primeiros 39 imigrantes no Porto das Telhas (hoje chamado de Praça do Imigrante). O acolhimento ao povo germânico nos rendeu o título oficial de berço da colonização alemã no Brasil e caracterizou a região do Vale do Sinos para sempre. Hoje, ao homenagear a cidade que escolhi para viver e construir a minha família, faltam palavras para descrever e agradecer tudo o que os cidadãos leopoldenses me propiciaram. Sabemos que ao longo dos anos muitas das características trazidas pelos alemães se perderam, mas cabe a nós preservarmos a herança deixada, tanto na arquitetura, na culinária ou nos costumes do dia a dia para que as gerações futuras possam também conhecer e se orgulhar, assim como eu, da história da nossa cidade.
 
Uma cidade importante geograficamente, culturalmente, economicamente e politicamente para todo o Rio Grande do Sul. Foi a partir dela que se formou e desenvolveu todo o Vale do Sinos com seu povo trabalhador, carinhoso, hospitaleiro e extremamente comprometido com a sua terra. Isso sem falar em nossas lideranças políticas, culturais, religiosas, sociais e empresariais que têm visão e compromisso com o desenvolvimento social e econômico. Desde o início somos referência política para a região, Estado e também a nível federal, não somente pela sua extensão territorial e importância econômica, mas pela sua capacidade de produzir líderes que não ficam atrelados às suas divisas municipais. Nossa cidade já teve ministros, deputados federais, estaduais, secretários de Estado, sem falar em grandes prefeitos. E entre eles, cito o nosso grande amigo Henrique da Costa Prieto, falecido este ano, mas que deixou legados fundamentais para a nossa terra, como a consolidação do Distrito Industrial da São Borja, a manutenção na cidade da Unisinos e sua luta na preservação do Rio dos Sinos.
 
Poderia citar aqui muitas outras obras que ficaram de herança dos imigrantes e hoje podem – e devem – ser admiradas, preservadas e valorizadas pelos leopoldenses. Por tudo isso sou um parlamentar orgulhoso de representar esta terra e tenho certeza que a história de São Leopoldo nos reserva muitas alegrias para o nosso povo.
Parabéns!
 
* Deputado Estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30