ARTIGO
Quem está ao lado do Rio Grande?
Alexandre Postal* | MDB - 12:14 - 13/08/2015 - Edição: Celso Bender - MTE 5771
O PT tenta restabelecer, aqui no Rio Grande do Sul, um clima de rivalidade política. Já fizeram isto várias vezes ao longo da história, sempre invocando o monopólio de todas as virtudes e acertos. E, claro, debitando aos adversários todas as maldades e erros. Este jeito ultrapassado de fazer política é que os conduziu à estrondosa derrota da última eleição aqui no Estado.

O momento em que vivemos é diferente. Estamos diante de uma forte crise financeira, em grande parte agravada pelo próprio PT durante o governo Tarso Genro. Porém, se ficarmos no revanchismo partidário, sempre olhando para o retrovisor, não vamos construir nada de novo para o futuro.

O governo Sartori, em vez de jogar pedras em adversários, está governando. Comunicou a crise, enxugou a máquina, cortou cargos de confiança, diminuiu secretarias. Não fez farra com o dinheiro público. Não prometeu aumentos para o futuro. Não assinou piso salarial que não poderia cumprir. Encarou a verdade. Houve equívocos, sem dúvida, mas temos clareza sobre a necessidade de recuperar a capacidade de investimento do Estado.

Então, a deputada Stela Farias (PT), que ontem ocupou este espaço, está certa ao afirmar que o atual projeto político é diametralmente oposto ao que vinha sendo implementado até dezembro de 2014. Sartori se recusa a endividar irresponsavelmente o Estado, propõe mudanças estruturais, enfrenta problemas históricos, apresenta um regime de previdência complementar, propõe uma inovadora Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, aprova uma Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) realista. Isso é muito diferente do que havia antes. Mas muito mesmo! Isso é futuro. A demagogia é passado.

Em vez de só criticar, como sempre fez, o PT poderia ajudar na articulação junto ao governo federal para um socorro emergencial em favor dos gaúchos. É hora de mostrar para a União que o Estado precisa mais do que a formalidade de bloquear nossas contas. Isso só conseguiremos unidos, com mais maturidade e menos espetáculo. Precisamos estar ao lado do Rio Grande nesta hora de crise, para muito além do mero partidarismo.

*Deputado estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO ESPECIAL PREVIDÊNCIA PÚBLICA
COMISSÃO DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE
COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR E PARTICIPAÇÃO LEGISLATIVA POPULAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30