ARTIGO
Quem está ao lado do Rio Grande?
Alexandre Postal* | MDB - 12:14 - 13/08/2015 - Edição: Celso Bender - MTE 5771
O PT tenta restabelecer, aqui no Rio Grande do Sul, um clima de rivalidade política. Já fizeram isto várias vezes ao longo da história, sempre invocando o monopólio de todas as virtudes e acertos. E, claro, debitando aos adversários todas as maldades e erros. Este jeito ultrapassado de fazer política é que os conduziu à estrondosa derrota da última eleição aqui no Estado.

O momento em que vivemos é diferente. Estamos diante de uma forte crise financeira, em grande parte agravada pelo próprio PT durante o governo Tarso Genro. Porém, se ficarmos no revanchismo partidário, sempre olhando para o retrovisor, não vamos construir nada de novo para o futuro.

O governo Sartori, em vez de jogar pedras em adversários, está governando. Comunicou a crise, enxugou a máquina, cortou cargos de confiança, diminuiu secretarias. Não fez farra com o dinheiro público. Não prometeu aumentos para o futuro. Não assinou piso salarial que não poderia cumprir. Encarou a verdade. Houve equívocos, sem dúvida, mas temos clareza sobre a necessidade de recuperar a capacidade de investimento do Estado.

Então, a deputada Stela Farias (PT), que ontem ocupou este espaço, está certa ao afirmar que o atual projeto político é diametralmente oposto ao que vinha sendo implementado até dezembro de 2014. Sartori se recusa a endividar irresponsavelmente o Estado, propõe mudanças estruturais, enfrenta problemas históricos, apresenta um regime de previdência complementar, propõe uma inovadora Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, aprova uma Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) realista. Isso é muito diferente do que havia antes. Mas muito mesmo! Isso é futuro. A demagogia é passado.

Em vez de só criticar, como sempre fez, o PT poderia ajudar na articulação junto ao governo federal para um socorro emergencial em favor dos gaúchos. É hora de mostrar para a União que o Estado precisa mais do que a formalidade de bloquear nossas contas. Isso só conseguiremos unidos, com mais maturidade e menos espetáculo. Precisamos estar ao lado do Rio Grande nesta hora de crise, para muito além do mero partidarismo.

*Deputado estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30