ARTIGO
Quero isonomia com o Congo-Brazzaville
*Sérgio Turra | PP - 14:00 - 24/08/2015

Do que a politicagem é capaz. O mesmo governo que perdoou quase 1 bilhão de dólares em dívidas de países africanos, ajudou a Bolívia e construiu um porto em Cuba, nega-se a socorrer o Rio Grande do Sul num dos momentos mais difíceis da história do Estado. Retalia, neste caso, não apenas aquele que derrotou o candidato governista na última eleição – mas todos os gaúchos! 

O governador Sartori não foi a Brasília pedir o perdão da dívida com a União, nem bilhões do BNDES para construir um porto. Queria, apenas, mais prazo para saldar a parcela mensal de R$ 280 milhões, enquanto faz a lição de casa para colocar as finanças em ordem. Sequer foi recebido pela presidente. O Estado depende, agora, da independência do Supremo Tribunal Federal para obter algum alento nesta questão. 

A generosidade do governo Dilma restringe-se a aliados estratégicos ou ideológicos – mesmo que de outros continentes. O Congo-Brazzaville – um dos doze países africanos “perdoados” pelo governo petista e o que devia mais ao Brasil, cerca de 350 milhões de dólares – é mais importante para o Planalto do que o Rio Grande do Sul? Este dinheiro quitaria três parcelas da dívida gaúcha.

Está claro. O governo governa para os seus, e para o seu projeto insaciável de mais Poder. O povo gaúcho, ou o de outros Estados em situação parecida com a do Rio Grande do Sul, que se virem. Só para lembrar: uma pequena parte do dinheiro que escorreu pelo ralo da Petrobras já seria suficiente para aliviar a pressão da dívida sobre as finanças desse Estados.

Por isso, exijo para o meu Estado o mesmo tratamento dispensado ao Congo-Brazzaville.

* Deputado estadual
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30