SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
Assembleia Legislativa promove Seminário sobre Segurança Pública no Estado
Marinella Peruzzo - MTE 8764 | Agência de Notícias - 11:05 - 04/09/2015 - Foto: Luiz Morem
Reunião aconteceu no Plenarinho, 3º andar do Palácio Farroupilha
Reunião aconteceu no Plenarinho, 3º andar do Palácio Farroupilha

Com a presença de autoridades da área jurídica e da segurança pública, foi aberto, na manhã desta sexta-feira (4), o Seminário Sobre Segurança Pública no Estado. O evento é promovido pela Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. O presidente da comissão, deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), falou da atualidade do tema especialmente diante dos últimos acontecimentos da semana, marcada por mobilizações dos policiais militares e civis e pela morte de um jovem ontem, no Morro Santa Tereza, em Porto Alegre, que resultou em protestos e queima de dois ônibus e lotação. 

O parlamentar lembrou que, dez anos atrás, seminário sobre o tema foi realizado na Casa e disse que o evento em curso poderia servir para traçar avanços e retrocessos na área. Destacou falas de autoridades que participaram da discussão à época, muitas das quais presentes no dia de hoje. Lembrou, por exemplo, manifestação da socióloga Reginete Bispo, que abordou a “invisibilidade das ocorrências contra jovens negros” e disse que o problema persiste, uma vez que as estatísticas não refletem os números reais da violência. Outro participante à época (José Vicente Tavares), lembrou o parlamentar, apontou então as deficiências na formação dos policiais, assunto também em evidência, conforme o deputado, devido à “forma chocante” como teria se dado a abordagem dos policiais no caso do jovem morto ontem, na Capital.

Nelsinho recordou ainda falas a respeito do sistema prisional e do sentimento de insegurança que se observa na população. Disse que a Comissão de Segurança e Serviços Públicos pretende reunir em uma publicação as manifestações feitas no seminário desta manhã.  

O deputado Jeferson Fernandes (PT), ex-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, saudou o quórum qualificado do seminário e declarou-se honrado em coordenar o segundo painel do evento, quando apresentará dados do relatório da Subcomissão que tratou, nos últimos quatro meses, de temas pertinentes ao sistema prisional do Estado, da qual foi relator.

Também participaram da mesa de abertura do evento, parabenizando a Comissão de Segurança e Serviços Públicos e ressaltando a importância do debate, o tenente-coronel Jair Euclésio Ely, o representante do Ministério Público do Estado, procurador de Justiça Gilmar Bortolotto, o secretário-adjunto de Segurança de Porto Alegre, João Helbio, o juiz de Direito Sidinei Brzuska, da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, o representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Roque Soares Reckziegel, membro da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS, a defensora Pública Carolina Zago Cervo, e o jornalista e ex-deputado Marcos Rolim, do Tribunal de Contas do Estado.

Marcos Rolim informou que, nos dias 5 e 6 de outubro, o Tribunal realizará uma audiência pública sobre o tema da segurança pública. Já o secretário-adjunto João Helbio comunicou que na próxima terça-feira (8) recebe comitiva da cidade colombiana de Medellín para conhecer os erros e acertos das políticas executadas na região.

O seminário realiza-se no Plenarinho da Assembleia Legislativa (3º andar) e segue com dois painéis:

Primeiro Painel: SEGURANÇA PÚBLICA: Situação atual e análise dos últimos 10 anos
Coordenador de Painel: Vereador ALBERTO KOPITTKE

Palestrantes:

JOSÉ VICENTE TAVARES - Diretor do Instituto ILEA/UFRGS
Tema: “A evolução da criminalidade no RS nos últimos 10 anos (2005-2015), metodologia de análise e as alternativas para o futuro”
MARCOS ROLIM – Jornalista e Doutor em Sociologia e Especialista em Segurança Pública
Tema: “A evolução da Segurança Pública no RS nos últimos 10 anos (2005-2015) e as perspecivas para a próxima década”
LISIA MOSTARDEIRO VELASCO TABAJARA – Defensora Pública
Tema: “ As políticas de Segurança Pública para o enfrentamento da Violência contra as Mulheres”
HUMBERTO TREZZI – Jornalista e Editor de Polícia do Jornal Zero Hora
Tema: “ A evolução dos ìndices criminais no Estado do RS e os reflexos para a sociedade”

Segundo Painel: SISTEMA CARCERÁRIO- Análise da Situação atual comparada com os últimos 10 anos
Coordenador de Painel: Deputado Estadual JEFERSON FERNANDES

Palestrantes:
GILMAR BORTOLOTTO: Procurador de Justiça
Tema: “A evolução do Sistema Carcerário no RS nos últimos 10 anos (2005-2015)”
SIDINEI BRZUSCA: Juiz da 2ª Vara de Execuções Penais de Porto Alegre
Tema: “O Sistema Carcerário do RS, uma visão da situação atual e as arternativas para o futuro”

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Comissão de Segurança e Serviços Públicos

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30