ÚLTIMOS 10 ANOS
Nelsinho promove Seminário sobre Segurança Pública do RS
Marcio Stefani - MTE 17.305 | PT - 15:52 - 04/09/2015 - Foto: Marcio Stefani
Balanço da segurança pública em pauta
Balanço da segurança pública em pauta
A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da AL RS, presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT-RS) reuniu cerca de 150 pessoas, entre lideranças e comunidades em geral, no Seminário sobre Segurança Pública do RS- Análise dos últimos 10 anos, realizado nesta sexta-feira, no plenarinho.

Para o deputado Nelsinho, independente do aumento de violência registrado nos últimos dias, principalmente na capital, em função do parcelamento dos salários e outras manifestações dos policiais, a violência não pode mais ser tratada de forma espetaculosa. " Nós temos a responsabilidade de fazer uma análise profunda desta situação. Por isso a comissão resolveu fazer este seminário. Temos que nos utilizar de estatísticas, de tecnologia e vontade política para empreender ações que modifiquem esta dura realidade", disse o deputado ao abrir o evento.

O jornalista Humberto Trezzi, com longa experiência na cobertura de noticias policiais, a defensora Pública, Lisia Velasco Mostardeiro Tabajara, o doutor em sociologia José Vicente Tavares, e o jornalista, escritor e doutor em sociologia Marcos Rolim, com a mediação do vereador Alberto Kopittke (PT-POA) participaram da primeira parte do evento analisando as questões mais ligadas aos direitos humanos e a sensação de insegurança que aumenta na sociedade. Destacou-se a Defensora Pública Lisia Tabajara, ao afirmar que algumas das medidas preventivas a violência contra às mulheres, implementadas desde 2012, tiveram descontinuidade neste governo, e que hoje fazem falta ao conjunto de ações paralelas a Lei Maria da Penha.  

O segundo painel teve a mediação do deputado Jeferson Fernandes e a participação do juiz da segunda vara de execução criminal Sidney Brzuska, do procurador de justiça  Gilmar Bortolotto e do membro da comissão de direitos humanos da OAB-RS, Roque Soares Reckziegel . Segundo Sidney Brzuska,  números divulgados pela imprensa dão conta que os homicídios, em Porto Alegre, tiveram um aumento na ordem de 67% (sessenta e sete por cento) em 10 anos. No mesmo período, a população cresceu apenas 3% (três por cento). entro das cadeias o fenômeno é invertido. A população carcerária de Porto Alegre praticamente dobrou na última década e os homicídios, dentro das prisões, vem despencando.Nesse cenário, segundo Brzuska,  ou o Estado estabelece um política de segurança pública para evitar os homicídios fora das prisões, ou cedo ou tarde acabará entregando essa tarefa para as facções.

O Deputado Nelsinho anunciou, no final do evento, que a fala de cada participante será publicada no Livro "Retrato da Segurança Pública do RS", que deve ser lançado durante a feira do Livro de Porto Alegre, neste ano, e que servirá de instrumento de pesquisa e fonte de inspiração para novas políticas públicas voltadas ao setor. 
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
PODCAST
21/01/2022 12:54 Semana AL em 60 segundos
BALANÇO - COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
BALANÇO - COMISSÃO DE ASSUNTOS MUNICIPAIS
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30