ARTIGO
A insensatez da extinção da Fundergs e da Fepps
Juliano Roso* | PC do B - 08:36 - 22/09/2015

Deve ser colocado em votação nesta terça-feira, projetos do governo do Estado que tratam da elevação do ICMS e também da extinção de duas fundações: a Fundação de Esporte e Lazer (Fundergs) e a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps).

Cabe aproveitar esse pouco tempo que resta para a votação para elucidar os cidadãos gaúchos, e principalmente os colegas parlamentares, da importância dessas duas fundações. A Fundergs, por exemplo, tem boa parte de seu financiamento proveniente de recursos externos, que não saem do caixa do Estado. Essas fundações, por sua natureza jurídica, têm mais mobilidade para fazer com mais eficiência e rapidez o que fazem: gestar programas que são fundamentais para o futuro de milhares de gaúchos.

Com esse movimento de fechamento das fundações, o Estado se coloca na contramão do país, que investe cada vez mais no esporte e em pesquisa científica. A fragilização dessas fundações coloca em xeque trabalhos importantes para o desenvolvimento do esporte e do fomento de políticas públicas para a saúde. Atitudes como essa podem prejudicar projetos como o do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), que revelou nomes como a ginasta Daiane dos Santos.

A justificativa de que o excesso de cargos em comissão (CCs) em seus quadros seria o motivo do fechamento também é frágil. Já que nos últimos três meses, o Piratini nomeou mais CCs do que o total que atua nessas fundações. Por isso, reafirmo a defesa da Fundergs e da Fepps que fazem um trabalho excepcional e que se estende a aos mais diferentes setores da sociedade gaúcha e peço compreensão dos colegas deputados para pensar sobre o impacto negativo do voto pelo fechamento das mesmas.

* Deputado Estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30