BAGÉ
Deputado Nelsinho apresenta números da Segurança Pública das regiões da Campanha e Fronteira Oeste
Marcio Stefani - MTE 17.305 | PT - 16:59 - 22/09/2015 - Foto: Divulgação
Déficit de efetivo das polícias pautou audiência
Déficit de efetivo das polícias pautou audiência

Na segunda-feira, 21, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), realizou audiência pública para tratar da segurança nas regiões da Campanha e Fronteira Oeste, em Bagé.

Na reunião, Nelsinho apresentou o “Retrato da Segurança Pública no RS”, um trabalho de análise de dados dos últimos 10 anos na área, que vem produzindo através da Comissão. “O déficit de servidores da Brigada Militar em Bagé, acentuado nos últimos anos, reafirma hoje a necessidade de o governo realizar as contratações dos aprovados nos concursos”, disse o parlamentar. Nelsinho ainda falou sobre o trabalho das forças de segurança, “as polícias vem trabalhando como nunca, mas é importante lembrar que o ‘cobertor vem ficando cada vez mais curto’ em função das aposentadorias e com as baixas, a sociedade vem ficando desprotegida, como acompanhamos no aumento da criminalidade em 2015", destacou.

Para o prefeito de Bagé, Dudu Colombo, a cidade vive uma grande angustia e preocupação. “A nossa cidades nos últimos dias tem sido atingida por crimes que praticamente não aconteciam. Em números, Bagé já contou com um efetivo de 200 brigadianos, por exemplo, e hoje está com menos de 100”, observou Dudu, completando que “há necessidade de recomposição para que retorne a sensação de segurança aos cidadãos”, concluiu o prefeito. Na audiência, Dudu entregou ao presidente da Comissão de Segurança, deputado Nelsinho, um exemplar do ‘Diagnóstico Local das Violências e da Criminalidade, elaborado pelo observatório da criminalidade com dados dos anos de 2008 a 2012, do município.

Projetos de Lei da Segurança – Na assembleia, Nelsinho é autor do projeto de lei 114/2015, que estende a validade de exames médicos dos aprovados em concursos públicos. Do PL 153/2014, que cria medidas de controle, prevenção e repressão aos fenômenos de violência nos estádios e arenas de futebol. Também do PL 36/2013, que dispõe sobre o emprego de bombeiros civis no âmbito do RS em locais fechados, de grande concentração de pessoas ou em locais de risco. Ainda, o parlamentar acompanha a situação carcerária no Estado e é defensor do método APAC, dedicado à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade. Nelsinho também através do mandato realizou a produção de uma cartilha para a promoção dos Gabinetes de Gestão Integrada nos municípios, sendo um instrumento de articulação e integração das forças de segurança com a sociedade civil.

Participaram da audiência pública o presidente do Corede Campanha, João Sérgio Ferreira Machado, representando a Câmara de Bagé, o vereador Omar Ghani, o promotor de Justiça Cláudio Rafael Morosin, representando a Brigada Militar, o Coronel Gleider Cavalli, representando a SUSEPE, o delegado penitenciário da 6ª  DPR, José Rodrigo da Costa Rodrigues, o Capitão Valnei Gonçalves de Souza, representando o Corpo de Bombeiros do Estado, Nilton Gehling, representando a Polícia Rodoviária Federal, o Coronel Milton Cesar Leite da Silva, pelo Gabinete de Gestão Integrada do município de Bagé.

Também presentes o prefeito de Hulha Negra, Erone Londero, vereadores de Lavras do Sul, Caçapava do Sul, representantes do UGEIRM/Sindicato, da prefeitura de Dom Pedrito e Gison Antônio Machado, representando o gabinete do deputado Luiz Fernando Mainardi.

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
Deputados

PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30