ARTIGO
Esgotamento de posturas
Álvaro Boessio* | MDB - 12:47 - 07/10/2015

Este período de esgotamentos econômicos e estruturais é revelador, também, do esgotamento de posturas. Há os que são solidários diante da situação real; há os que preservam seus patrimônios políticos para evitar desgastes; há os oportunistas – que se aproveitam da dificuldade para vender ilusões, incendiar a opinião pública sob rusgas partidárias, semear o caos. 

Assusta ver a posição do deputado estadual Jeferson Fernandes (PT), com seu artigo construído por divagações tão inverídicas quanto demagógicas – publicado neste mesmo espaço. “O governo que não fala”, de “portas fechadas”, de “métodos perversos”. Não se trata de justificar medidas impopulares, mas ser honesto é preciso: a verdade é que o Rio Grande do Sul é refém das imprudências do passado.

O aparato estatal com recursos finitos não consegue abraçar as demandas infinitas. O orçamento atual existe para pagar contas. No RS, cerca de 90% do que entra no caixa do Estado está previamente comprometido – 75% para o funcionalismo e 13% paga a dívida com a União. O restante vai para merenda escolar, para os hospitais, o combustível da polícia, mantém a máquina pública viva.

Sartori é um líder diferente. Não maquia atitudes de gestão. É franco, assume responsabilidades e até problemas que não foram criados por ele. Não ataca, nem culpa ninguém – embora tenha motivos. Governa pensando numa geração e não no período transitório da sua gestão. Ele quer mudar de verdade. A saúde que cura. A educação que ensina. A segurança que protege. Nada existe sem as contas em dia.

Resultados coletivos nascem a partir do espírito público, da consciência de que somos todos corresponsáveis pela transformação social. O Rio Grande vencedor segue avante, ele não tem partido, é de todos. Com esperança, trabalho e fé no futuro. A vitória do interesse comum acontece quando o interesse pela vitória também é comum. E não o contrário.

*Deputado Estadual, líder da Bancada do PMDB na AL

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30