ARTIGO
Crise: a saída é inovar
Sérgio Turra* | PP - 15:00 - 12/11/2015

O Brasil e o Rio Grande do Sul vivem um dos períodos mais complicados da nossa história, em que todos sentem as dificuldades. Mas, quando percebemos essa realidade, cabe a nós decidir o que fazer diante dos desafios. E aqui temos duas saídas: ou jogamos a toalha ou resolvemos encarar as adversidades.

Para quem empreende, a sobrevivência de seu negócio exige a adoção do segundo caminho. Momentos de crise são oportunidades para apostar em diferenciais e usar a criatividade para propor soluções. No agronegócio, essa é uma prática constante com os investimentos na agregação de valor.

Agregar valor a um produto significa dotá-lo de um diferencial frente aos seus concorrentes. Isso pode se dar, por exemplo, por meio da garantia de procedência, do beneficiamento da matéria-prima ou de novos métodos para produção. Com essas ações, é possível ampliar os lucros e desbravar mercados pelo mundo afora.

Um exemplo desse tipo de iniciativa é o que está ocorrendo nos Campos de Cima da Serra. Produtores buscam a obtenção do registro de Indicação Geográfica (IG) para o queijo serrano da região. Sua singularidade está na forma tradicional de elaboração, com técnicas transmitidas de geração a geração há mais dois séculos.

Esse certificado já foi obtido pelos vinicultores do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. E, recentemente, Farroupilha conquistou, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Indicação de Procedência para os espumantes moscatéis produzidos no município.

Pelo país, multiplicam-se os modelos de êxito na agregação de valor. Na avicultura, cortes sob medida são produzidos para o exigente mercado japonês, como o kakugiri (empanado) e o middle joint (metade da asa). Em Minas Gerais, o beneficiamento do leite na forma de doce gera lucros de até 400%.

Em tempos de normalidade, ficar parado já não é um bom negócio. Neste momento de instabilidade, investir em novas soluções é uma necessidade. Os exemplos mostram que obstáculos são superados com esforço e inovação. E é nesse caminho que devemos avançar ainda mais.

* Deputado estadual, líder partidário do PP

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30