ARTIGO
Governo sem projeto, Estado sem progresso
Altemir Tortelli* | PT - 10:49 - 13/11/2015

A gestão Sartori está prestes a completar um ano e o que observamos é uma estratégia contraditória, de buscar equilíbrio financeiro sem investir em desenvolvimento. Será que o governador esqueceu que a agricultura é a base da economia gaúcha? O que vemos até o momento é um tímido Plano Safra, sem políticas para a Agricultura Familiar, e o desmonte da Emater, com corte orçamentário de R$ 50 milhões e mais de 200 demissões.

Programas de apoio aos agricultores familiares, que destinavam recursos complementares para habitação, educação no campo, assistência técnica e extensão rural, foram interrompidos em 2015. Obras de acesso asfáltico aos municípios do interior também foram abandonadas. O governo insiste em extinguir fundações importantes, como FZB (Meio Ambiente), Fepps (Saúde) e Fundergs (Esporte). Não será surpresa quando surgirem propostas de extinção ou privatização de Uergs e Corsan. A ausência de investimento gera desmantelamento gradativo, seguindo a mesma cartilha de experiências desastrosas que já passaram pelo Piratini. Ao buscar déficit zero nas contas, arrochando salários e precarizando serviços, o governo alcança apenas um enorme déficit social. O fim do co-financiamento de R$ 300 milhões anuais a hospitais filantrópicos agravou a situação da saúde pública.

O parcelamento de salários dos servidores provoca caos na Educação e na Segurança. Esse clima calamitoso serve para angariar apoio a medidas impopulares, como o aumento do ICMS e o calote das RPV’s. Após receber o voto de confiança da população, que apostou numa candidatura sem propostas, o governo Sartori começa a sentir o desgaste. Na sociedade, cresce o sentimento de decepção. Na Assembleia, a oposição continuará ativa na resistência às medidas que apequenam o RS e podam seu crescimento político, social e econômico.

* Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30