ARTIGO
Governo sem projeto, Estado sem progresso
Altemir Tortelli* | PT - 10:49 - 13/11/2015

A gestão Sartori está prestes a completar um ano e o que observamos é uma estratégia contraditória, de buscar equilíbrio financeiro sem investir em desenvolvimento. Será que o governador esqueceu que a agricultura é a base da economia gaúcha? O que vemos até o momento é um tímido Plano Safra, sem políticas para a Agricultura Familiar, e o desmonte da Emater, com corte orçamentário de R$ 50 milhões e mais de 200 demissões.

Programas de apoio aos agricultores familiares, que destinavam recursos complementares para habitação, educação no campo, assistência técnica e extensão rural, foram interrompidos em 2015. Obras de acesso asfáltico aos municípios do interior também foram abandonadas. O governo insiste em extinguir fundações importantes, como FZB (Meio Ambiente), Fepps (Saúde) e Fundergs (Esporte). Não será surpresa quando surgirem propostas de extinção ou privatização de Uergs e Corsan. A ausência de investimento gera desmantelamento gradativo, seguindo a mesma cartilha de experiências desastrosas que já passaram pelo Piratini. Ao buscar déficit zero nas contas, arrochando salários e precarizando serviços, o governo alcança apenas um enorme déficit social. O fim do co-financiamento de R$ 300 milhões anuais a hospitais filantrópicos agravou a situação da saúde pública.

O parcelamento de salários dos servidores provoca caos na Educação e na Segurança. Esse clima calamitoso serve para angariar apoio a medidas impopulares, como o aumento do ICMS e o calote das RPV’s. Após receber o voto de confiança da população, que apostou numa candidatura sem propostas, o governo Sartori começa a sentir o desgaste. Na sociedade, cresce o sentimento de decepção. Na Assembleia, a oposição continuará ativa na resistência às medidas que apequenam o RS e podam seu crescimento político, social e econômico.

* Deputado estadual

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30