ARTIGO
Ventos de mudança na América Latina
Marcel van Hattem* | PP - 11:43 - 27/11/2015
A vitória de Maurício Macri, que tive o privilégio de acompanhar como observador internacional eleitoral in loco a convite da fundação Friedrich Naumann, significa muito mais do que uma mudança histórica para a política argentina. A ascensão de Macri representa também um duro golpe ao bolivarianismo e ao Foro de S. Paulo no continente latino-americano.
 
Fundado por Lula e Fidel em 1990, o Foro de S. Paulo – uma aliança de partidos e organizações de esquerda em todo o continente latino-americano - colecionou sucessos eleitorais nas últimas duas décadas e meia. Venezuela, Brasil, Bolívia, Equador e uma série de outros países viram governantes de esquerda com forte viés populista ascenderem democraticamente ao poder para, uma vez ali chegando, passarem a implementar uma agenda que atenta frequentemente contra as próprias liberdades individuais e a democracia. Esse foi também o caso argentino desde a eleição de Néstor Kirschner.
 
O esgotamento do modelo bolivariano, tanto na Argentina como nos demais países do continente, acabou levando a um descrédito popular muito grande, agravado pela corrupção desenfreada que se verifica em todos os países do continente. A vitória de Macri, portanto, é a primeira de uma série de reviravoltas políticas que podem se esperar na América Latina. Na Venezuela, a oposição já conta como certa ampla vitória eleitoral nas eleições legislativas do próximo dia 6/12 e, aqui no Brasil, Dilma, que já não se sustenta mais politicamente nem no Congresso, nem nas pesquisas, enfrenta o fantasma do próprio impeachment.
 
A comemoração que vi nas proximidades do Obelisco e que invadiu a madrugada de segunda demonstrou que essa nova onda está se formando: venezuelanos, brasileiros, equatorianos e bolivianos residentes ou a passeio na Argentina juntavam-se aos portenhos na comemoração histórica que tomou as ruas buenairenses. Ao que tudo indica, o declínio do modelo bolivariano, populista e subordinado aos ditames do Foro de S. Paulo está com seus dias contados. E fortes ventos de mudança devem soprar sobre toda a América Latina ao longo dos próximos meses e anos – inclusive aqui no Brasil.
 
*Deputado Estadual - PP
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia
Rádio Assembleia
COMISSÃO DE SEGURANÇA E SERVIÇOS PÚBLICOS
COMISSÃO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E COOPERATIVISMO
FRENTE PARLAMENTAR
» Veja mais

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000
Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30