ARTIGO
Ventos de mudança na América Latina
Marcel van Hattem* | PP - 11:43 - 27/11/2015
A vitória de Maurício Macri, que tive o privilégio de acompanhar como observador internacional eleitoral in loco a convite da fundação Friedrich Naumann, significa muito mais do que uma mudança histórica para a política argentina. A ascensão de Macri representa também um duro golpe ao bolivarianismo e ao Foro de S. Paulo no continente latino-americano.
 
Fundado por Lula e Fidel em 1990, o Foro de S. Paulo – uma aliança de partidos e organizações de esquerda em todo o continente latino-americano - colecionou sucessos eleitorais nas últimas duas décadas e meia. Venezuela, Brasil, Bolívia, Equador e uma série de outros países viram governantes de esquerda com forte viés populista ascenderem democraticamente ao poder para, uma vez ali chegando, passarem a implementar uma agenda que atenta frequentemente contra as próprias liberdades individuais e a democracia. Esse foi também o caso argentino desde a eleição de Néstor Kirschner.
 
O esgotamento do modelo bolivariano, tanto na Argentina como nos demais países do continente, acabou levando a um descrédito popular muito grande, agravado pela corrupção desenfreada que se verifica em todos os países do continente. A vitória de Macri, portanto, é a primeira de uma série de reviravoltas políticas que podem se esperar na América Latina. Na Venezuela, a oposição já conta como certa ampla vitória eleitoral nas eleições legislativas do próximo dia 6/12 e, aqui no Brasil, Dilma, que já não se sustenta mais politicamente nem no Congresso, nem nas pesquisas, enfrenta o fantasma do próprio impeachment.
 
A comemoração que vi nas proximidades do Obelisco e que invadiu a madrugada de segunda demonstrou que essa nova onda está se formando: venezuelanos, brasileiros, equatorianos e bolivianos residentes ou a passeio na Argentina juntavam-se aos portenhos na comemoração histórica que tomou as ruas buenairenses. Ao que tudo indica, o declínio do modelo bolivariano, populista e subordinado aos ditames do Foro de S. Paulo está com seus dias contados. E fortes ventos de mudança devem soprar sobre toda a América Latina ao longo dos próximos meses e anos – inclusive aqui no Brasil.
 
*Deputado Estadual - PP
© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
© Agência de Notícias
As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
Versão de Impressão
PESQUISA DE NOTÍCIAS
Termo
Período
   


TV Assembleia

Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, 101 - Porto Alegre/RS - Cep 90010-300 - PABX (51) 3210.2000

Horário de atendimento: das 08:30 às 18:30